De sexta a domingo a chuva foi constante em todas as regiões catarinenses. No Vale do Itajaí a cidade com maior monitoramento é Timbó, no sábado a Defesa Civil de Santa Catarina alertou risco moderado de deslizamento de terra na região. A precipitação acumulada registrada na Estação Bairro das Nações foi de mais de 82 milímetros em 72 horas e ainda existe a atuação de áreas de instabilidade sobre a região.

Continua depois da publicidade

O coordenador da Defesa Civil de Timbó, Wiegold Starke, tranquiliza a população ao afirmar que todas as áreas estão sob monitoramento, mas que até o início da tarde deste domingo nenhuma ocorrência havia sido registrada:

– Não tivemos alagamentos e tampouco deslizamentos na cidade. Por hora não há nada de destaque, mas seguimos em alerta – ressalta.

Em Blumenau, o diretor de Defesa Civil, Adriano da Cunha, afirma que nenhuma ocorrência foi registrada devido ao temporal que atinge a cidade.

Continua depois da publicidade

– Não rebemos nenhuma ligação referente a chuva. Estamos monitorando, mas nada de destaque foi registrado ainda – conta.

Segundo o site AlertaBlu, o nível do Rio Itajaí teve uma leve alteração e na medição do início da tarde estava em 1m75cm e passou para 2m30cm no fim da tarde, ainda considerado normal. O rio atinge o nível de alerta aos seis metros.

A chuva moderada que caiu na cidade deixou todas as regiões de Blumenau em atenção, uma vez que o acumulado dos últimos dias aumentou o risco de alagamentos, mas no fim da tarde a situação se normalizou. Nas últimas 72 horas o maior acúmulo de chuva na cidade ocorreu na região das Itoupavas e foi de 104,4 milímetros.

Continua depois da publicidade

Segundo o Epagri/Ciram durante este domingo e na próxima segunda-feira o tempo segue instável com chuva persistente. A chuva de intensidade moderada a forte mantém o risco de alagamentos. A média é de 20 a 40 milímetros no Estado e pontuais que variam entre 50 a 70 milímetros no Litoral Norte, Vale do Itajaí e Planalto Norte, podendo ultrapassar o valor estimado em alguns municípios.

Confira o acumulado de chuva em algumas cidades da região, segundo dados do Ciram/Epagri:

Cidade 24horas 48 horas

Timbó 42,6 mm 65 mm

Luis Alves 23 mm 44 mm

Ituporanga 18,6 mm 29,6 mm

José Boiteux 13,8 mm 41,8 mm

Rio do Campo 37,8 mm 58,8 mm

Rio do Sul 45,2 mm 69,4 mm

Confira orientações da Defesa Civil do Estado em caso de emergência:

Tempestades com descargas elétricas e vento:

Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Não é recomendável manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos:

Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Continua depois da publicidade

Deslizamentos de terra:

Deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.