O dia nesta terça-feira será todo dedicado a homenagens no 4º Festival Cinerama.BC, que movimenta Balneário Camboriú desde domingo. A primeira delas começa às 20h15min na Praça Almirante Tamandaré, onde o artista visual belga Hans Op de Beeck será lembrado com a projeção dos curtas-metragem Extensions, Parade e Staging Silence.
Continua depois da publicidade
>> Confira a programação de terça-feira até domingo no Cinerama.BC
>> Quarta edição do Cinerama consolida internacionalização do evento
>> Curadoria detalhada garante produções com o perfil do Cinerama
Continua depois da publicidade
Hans vive e trabalha em Bruxelas, e é de lá que saem as obras que participam do circuito internacional de arte ao longo dos seus mais de 10 anos de carreira. A produção é composta por esculturas, instalações, obras de vídeo, fotografia, animação, desenhos, pinturas e escrita (contos). Seu trabalho é a busca em materializar uma ideia que acaba por definir a técnica usada para finalizar cada uma das peças. Assim, a escala das obras pode variar desde o tamanho de uma pequena aquarela até uma grande instalação tridimensional de 300 m².
As temáticas do artista aborda as relações entre o tempo, o espaço e também entre nós mesmos. Op de Beeck tem na suas narrativas um espectador inexistente porém as situações, lugares, momentos e personagens construídos parecem familiar a todos. Seus principais assuntos são o desaparecimento das distâncias, o esvaziamento do sujeito e a abstração do tempo, resultados do processo de globalização.
Catarinense
A segunda homenagem ocorre às 21h15min, também na Almirante Tamandaré. O tributo desta vez será ao ator Ivo Müller, que nasceu em Florianópolis. Na praça será exibido o longa Tabu, em que o catarinense interpreta papel de destaque. Ivo ganhou projeção no cinema catarinense no longa Outra Memória, exibido na Mostra de Cinema de SP 2005, e desde então vive entre os estados de São Paulo e Santa Catarina. Nos curtas protagonizou Dicionário e O Tempo Que Leva.
Continua depois da publicidade
Na TV, participa dos seriados O Negócio (HBO) e A Grande Viagem (TV Cultura), que estreiam em 2014, e de A Menina Sem Qualidades. Está nos filmes Lascados e Califórnia. É formado em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina e estudou Artes Cênicas no Centro de Pesquisa Teatral CPT/Sesc. Trabalhou com o Grupo Tapa, com destaque para a peça Doze Homens e uma Sentença. Além do trabalho como ator, dedica-se à arte-educação: foi professor de teatro em escolas de ensino médio e atualmente ministra oficinas e seminários.