Quando as primeiras cenas do curta-metragem Pela Boca, produzido e gravado em Itajaí e Navegantes, forem exibidas domingo à noite na Praça Almirante Tamandaré, em Balneário Camboriú, o Festival Cinerama.BC entrará em uma nova fase. Chegando consolidado à quarta edição, o evento recebeu em 2014 recorde de inscrições e se viu obrigado a ampliar a programação para atender a demanda de anos anteriores.
Continua depois da publicidade
Fortalecido e buscando cada vez mais o profissionalismo e a qualidade técnica, o festival mantém os ares de independência, mas não ignora aquilo que é popular nas telonas e investe forte na valorização da sétima arte dentro e fora das salas de cinema.
As atrações são variadas e voltadas tanto para os cinéfilos profissionais quanto para quem vai ao cinema por puro entretenimento. As exibições do Pela Boca e do documentário Antes do Inverno, rodado em Bombinhas, abrem oficialmente o Cinerama.BC e também a Mostra Catarina, segmento dentro do festival que vai projetar apenas filmes catarinenses ou que tenham relação com o Estado.
Até o dia 13 o evento também apresenta as competições oficiais com oito longas e oito curtas; o Cinerama.BC Vivo, que reconhece novos meios de produção cinematográfica e novos suportes de exibição; a Residência Cinerama.BC, com palestras, debates e oficinas abertas a convidados e público em geral; encontro de coprodução, para produtores que buscam informação e parceiros para viabilizar suas futuras produções; Sessão Corujinha, com programação infantil; e o 3º Prêmio Cinerama.BC de curta-metragem.
Continua depois da publicidade
– O Cinerama se torna a cada ano um festival para todos os públicos. Isso se dá diretamente pelo interesse dos produtores e diretores em participar do festival, que tem sido muito bem falado e divulgado – considera o idealizador e organizador do Cinerama, André Gevaerd.
Nas ruas
Neste ano as atividades fora da sala de cinema apareceram com mais força do que em edições anteriores. Isso é reflexo, segundo Gevaerd, principalmente dos resultados do Cinerama 2013. Com o amadurecimento do festival, os organizadores viram que era possível diversificar as ações sem perder aquele público fiel e mais tradicional:
– Um medo que sempre houve é que os eventos paralelos tirassem a atenção dos espectadores, mas aconteceu o contrário. As pessoas viram coisas diferentes e ficaram interessadas em outros tipos de experiência. Conseguimos levar o festival para as ruas.
Continua depois da publicidade
Programação:
O Cinerama.BC começa domingo e vai até 13 de abril. Veja abaixo a agenda dos primeiros dias do evento:
Domingo
Mostra Catarina
Curta-metragem Pela Boca
Documentário Antes do Inverno
Horário e local: 20h15min na Praça Almirante Tamandaré
Cinerama.BC Vivo
Curta-metragem Festa no apartamento da Suzana
Instrumental Skrotes & Live Cinema
Horário e local: 21h15min na Praça Almirante Tamandaré
Segunda-feira
Cinerama.BC Vivo
Curta-metragem O Centro Invisível
Curta-metragem O Poder dos Afetos
Horário e local: 20h15min na Praça Almirante Tamandaré
Mostra Catarina
Longa-metragem 70 e Tal
Horário e local: 21h15min na Praça Almirante Tamandaré
Terça-feira
Cinerama.BC Vivo
Homenagem a Hans Op De Beeck com a exibição dos curtas-metragem Extensions, Parade e Staging Silence
Horário e local: 20h15min na Praça Almirante Tamandaré
Mostra Catarina
Homenagem a Ivo Muller com a exibição do longa-metragem Tabu
Horário e local: 21h15min na Praça Almirante Tamandaré
Confira a programação completa no site cineramabc.com.br.