Depois de cinco dias de catracas livres, o transporte coletivo de Blumenau voltará a ser pago a partir desta sexta-feira. A cobrança deveria ter começado nesta quinta-feira, mas foi revogada durante a madrugada após a Piracicabana, empresa responsável por operar o serviço de maneira emergencial, constatar que o sistema de bilhetagem eletrônico ainda precisava de ajustes para funcionar. A tarifa que passa a valer é a reajustada, no valor de R$ 3,65.
Continua depois da publicidade
::: Viação Piracicabana fará força-tarefa de manutenção dos ônibus do transporte público de Blumenau
Os usuários que têm créditos nos cartões Siga podem pagar a passagem usando o cartão. Estudantes que não tenham saldo podem efetuar o pagamento de meia tarifa em dinheiro, mas é preciso apresentar o cartão ou um documento que comprove a condição. As recargas permanecessem suspensas. Assim como nesta quinta-feira, nesta sexta as estações de pré-embarque seguem operando como pontos de ônibus comuns. As gratuidades e a integração dos terminais urbanos da cidade estão mantidas.
::: Pancho: Ônibus da Viação Piracicabana que fazem o transporte em Blumenau apresentam irregularidades
Nesta sexta-feira, conforme a empresa, 150 ônibus devem operar no sistema emergencial, 30 a mais que nesta quinta. Entretanto, os veículos seguem operando nos mesmo itinerários anunciados no começo da semana. Serão cumpridas 53 das 93 linhas do município. Desde quarta-feira, parte da frota está disponível para atender a demanda de passageiros durante os horários escolares. Além disso, conforme orientação dos fiscais, viagens extras são acionadas nos horários de pico dos trajetos comuns.
Continua depois da publicidade
::: Grupo no Facebook reúne experiências de usuários do novo transporte de Blumenau