É fácil perceber pelo menos duas irregularidades em ônibus usados pela Viação Piracicabana em Blumenau. Alguns têm registrado na documentação a cor verde. Bem sabemos que toda a frota que está na cidade é branca. Outros têm placas cinzas, mas essa cor só é permitida para veículos particulares. As placas de ônibus para transporte público devem ser vermelhas com letras brancas.

Continua depois da publicidade

::: “Não vai bastar colocar ônibus nas ruas”, afirma Pancho sobre concessão do transporte de Blumenau

Segundo o presidente do Seterb, Carlos Lange, a autarquia não está fazendo vistas grossas para as irregularidades. Os problemas foram detectados nas vistorias mas a empresa já provou, segundo ele, que encaminhou as regularizações. Os novos documentos, segundo a Piracicabana, estão a caminho da cidade.

::: Pancho: O primeiro dia útil de transporte coletivo foi sofrível para o blumenauense

Já as placas cinzas, segundo a empresa, já foram regularizadas. O presidente do Seterb explica que esses veículos foram vendidos e seriam usados para transporte particular, mas o comprador desistiu da venda e devolveu com as placas cinzas.

Continua depois da publicidade

::: Pancho: Contrato emergencial do transporte coletivo de Blumenau é negócio da China para a Viação Piracicabana

Leitores questionaram essas irregularidades, sinal de que a cidade está atenta ao problema. Aliás, quem quiser saber se um determinado veículo está em situação regular ou não pode baixar um aplicativo para celular chamado Sinesp Cidadão. É só digitar a placa.

Também é possível saber se uma determinada pessoa está desaparecida ou está sendo procurada pela polícia.

::: Leia outras informações do colunista Pancho