Para o Secretário da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli o funcionamento total do radar meteorológico de SC é uma conquista para o Estado que há anos busca formas de implantar um sistema de prevenção mais eficiente e amplo. Além do radar, o primeiro passo de atualização, a inteção é ampliar o sistema de monitoramento.

Continua depois da publicidade

– Com o radar localizado em Lontras teremos a previsão dos fenômenos climáticos em mais de dois terços do território catarinense. O novo equipamento tem tecnologia altamente avançada o que nos permite ter informações mais precisas – diz o secretário após ressaltar que até ano que vem os meteorologistas estarão em fase de adaptação com o novo recurso.

:: Blog do Puchalski: Momento importante para a Meteorologia de Santa Catarina ::

Depois da instalação do radar, a capacitação dos técnicos da Defesa Civil de SC, com profissionais vindos dos Estados Unidos, e a disponibilização online das imagens em tempo real, o próximo passo no sistema de prevenção estadual será a implantação de um monitoramento integrado.

:: Saiba como funciona o radar meteorológico de SC ::

Continua depois da publicidade

– Já estamos em fase de licitação e acredito que no segundo semestre do ano que vem iremos unificar o acesso ao conteúdo gerado pelo radar, o nível das barragens e o do rio Itajaí, em diversos pontos. A intenção é de que no final, o sistema seja um grande banco de dados sobre o tempo e que alertas possam ser encaminhados via mensagem de texto para a população – prevê o secretário.

:: Radar meteorológico de Lontras passa por primeiro teste ::