O radar meteorológico de Santa Catarina, ferramenta no Sistema de Prevenção da Defesa Civil do Estado, que na manhã desta terça-feira teve as primeiras imagens divulgadas em tempo real pelo site da Defesa Civil e da Epagri/Ciram irá ajudar na previsão de curtíssimo prazo, questão de horas.

Continua depois da publicidade

:: Blog do Puchalski: Momento importante para a Meteorologia de Santa Catarina ::

Para o meteorologista do Grupo RBS, Leandro Puchalski o ganho é para poucas horas, mas a informação que o radar dá ao meteorologista é importantíssima já que ele pode fazer um verdadeiro Raio-X da nuvem.

– Basicamente a meteorologia tem três tipos de previsão: curtíssimos prazo (poucas horas), curto prazo (24, 48, 72 horas de antecedência) e longo prazo (previsão das estações do ano). Nesta previsão de curto e longo prazo a ajuda não é tão grande. Neste tipo de previsão outras ferramentas são mais importantes e por isso o radar não irá trazer grandes avanços – reforça Puchalski.

Impacto para o Vale do Itajaí

Continua depois da publicidade

Segundo a meteorologista do AlertaBlu, Taciana Weber as imagens do radar meteorológico de Santa Catarina se tornam mais um equipamento de consulta para os especialistas da região.

– Podemos ter uma noção mais ampla do tempo no Estado e prever a situação na região – conta Taciana ao ver as primeiras imagens online registradas pelo equipamento.

Entenda como funciona

Meteorologista Leandro Puchalski dá detalhes sobre o equipamento

Você sabe o que é este instrumento e onde ele pode ajudar?

O radar é um instrumento eletrônico usado para detectar objetos a distância através da maneira como esses objetos propagam ou refletem ondas de rádio. O princípio de funcionamento é parecido com o do morcego que emite sons em alta frequência que ao serem interceptados por obstáculos, no nosso caso as nuvens, retornam ao ouvido do morcego. Quanto mais rápido o som retorna, mas próximo está.

Quais os avanços?

São muitos, mas entre eles:

– quantidade de chuva que vai cair numa determinada região;

– velocidade de deslocamento desta nuvem, ou seja, em quantas horas a chuva vai começar;

– intensidade do vento;

– possibilidade de granizo ou neve;

– qual região da cidade, até mesmo por bairros no caso de uma grande cidade, a chuva deverá ser mais forte.

Continua depois da publicidade

Este radar é único em SC?

Não. O estado já tem um radar em funcionamento que é da Aeronáutica e esta localizado no Morro da Igreja lá na serra. No entanto, este radar não é exclusivo da meteorologia e por isso não tão preciso.

Só o novo radar é suficiente?

Não. Este radar será importantíssimo, mas ele deverá cobrir um pouco mais de 70% do nosso estado, ou seja, ainda teremos uma pequena parte de SC, extremo-oeste, sem o monitoramento do instrumento.