A partir desta terça-feira a população e especialistas podem ter acesso, em tempo real, às imagens do radar meteorológico de Santa Catarina, localizado em Lontras, que faz parte do sistema de prevenção da Defesa Civil do Estado.
Continua depois da publicidade
O radar pode prever, por exemplo, o volume de chuva, risco de queda de granizo e outras ações do tempo. As imagens já estão disponíveis nos sites da Defesa Civil e da Epagri/Ciram.
– O dia não poderia ser mais propício, ou seja, muitas nuvens estão provocando chuva. As primeiras imagens mostram a presença de chuva fraca a moderada ocorrendo nessa manhã de terça-feira em boa parte de SC – ressalta o meteorologista do Grupo RBS Leandro Puchalski.
:: Blog do Puchalski: Momento importante para a Meteorologia de Santa Catarina ::
A cobertura do equipamento exclusivo para previsão do tempo no Estado é de 77% do território Catarinense, ou seja, 191 municípios serão monitorados em tempo real. Apenas parte do Sul e Oeste ficaram sem cobertura, mas devem ser atendidos por outros equipamentos de estados vizinhos, neste primeiro momento.
Continua depois da publicidade
:: Radar meteorológico de Lontras passa por primeiro teste ::
Os técnicos da Defesa Civil de Santa Catarina, que passaram por formação junto aos profissionais vindos dos Estados Unidos para oferecer a capacitação, serão os responsáveis pelo monitoramento do equipamento.
Os meteorologistas da Epagri/Ciram também vão operar as imagens que serão geradas automaticamente de Lontras para Florianópolis de forma remota, sem a necessidade de ter profissionais na torre do radar.
O equipamento
Em fevereiro de 2013 foi assinada a Ordem de Serviço para início da construção da torre do equipamento. O prédio de 25 metros possui oito andares. A montagem do radar meteorológico teve início no primeiro semestre de 2014 e em junho foi concluída, com o teste das imagens feito em julho deste ano.
O equipamento adquirido nos Estados Unidos custou R$ 10 milhões e foi pago com recursos provenientes do Fundo Estadual da Defesa Civil (Fundec).
Continua depois da publicidade