A assembleia dos professores da rede estadual, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte), debate quatro pontos. O primeiro deles é o indicativo de greve a partir desta quinta-feira até que o governo do Estado apresente uma nova proposta à categoria.
Continua depois da publicidade
Segundo o Sinte, mais de cinco mil pessoas participaram da assembleia no CentroSul, em Florianópolis.
De acordo com o colunista do Grupo RBS, Moacir Pereira, o sindicato também irá propor um movimento tartaruga, iniciando a partir desta sexta-feira a 23 de março, para tentar sensibilizar pais, alunos e a comunidade sobre as reivindicações dos professores.
Também devem ser confirmadas as datas de três assembleias regionais: 28, 29 e 30 de março. Uma assembleia estadual deve ser confirmada para este sábado.
Continua depois da publicidade
A reunião do Sinte desta quinta-feira teve discursos dos Angela Albino, do PCdoB, Luciane Carminatti, Pedro Uczai e Sargento Soares.
O Sinte confirmou a participação na passeata a partir das 16h30min, na Assembleia Legislativa. O movimento reunirá servidores municipais e federais.
Nesta quarta-feira, o governo apresentou a proposta de adequar ao piso nacional os professores que recebem salário base abaixo de R$ 1.451. O Sinte rejeitou o proposto e reinvidica o aumento de 22,22% no piso nacional a todos os professores.
Continua depois da publicidade