1 – Serra do Rio do Rastro será parcialmente liberada na tarde desta quarta-feira

Continua depois da publicidade

O trabalho de retirada de rochas e areia na Serra do Rio Rastro, interditada após deslizamento no sábado, deve ser finalizado nesta quarta-feira. Segundo o superintendente regional Sul do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Lourival Pizzolo, o serviço para liberação total da SC-390, deve ser concluído logo após o meio-dia. Em alguns pontos será liberada somente meia pista para que seja feita a construção da mureta de contenção.

2 – Em uma semana, Brasil registra 199 novos casos suspeitos de microcefalia

O Ministério da Saúde divulgou, nesta terça-feira, o primeiro boletim de 2016 sobre os casos suspeitos de microcefalia. Do início das notificações até 2 de janeiro, foram identificados 3.174 casos, em 684 cidades de 21 Estados. Em relação ao último boletim de 2015, divulgado há uma semana, foram notificados 199 novos casos, em 28 municípios. Em relação aos Estados, pela primeira vez Amazonas investiga uma suspeita. Também estão em investigação 38 mortes de bebês com microcefalia possivelmente relacionada ao zika.

Continua depois da publicidade

3 – Vinte e oito cidades de SC devem monitorar combate ao mosquito da dengue

Prefeituras de 28 municípios de Santa Catarina têm até sexta-feira, dia 8, para implantar Salas de Situação para monitorar o combate ao mosquito da dengue. A iniciativa faz parte do Plano Estadual de Intensificação das Ações de Mobilização e Combate ao Mosquito Aedes aegypti. São elas: Anchieta, Balneário Camboriú, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Coronel Martins, Cunha Porã, Florianópolis, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Itajaí, Itapema, Joinville, Maravilha, Nova Itaberaba, Novo Horizonte, Palmitos, Passo de Torres, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Princesa, São Bernardino, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Serra Alta, União do Oeste, Xanxerê e Xaxim.

4 – STF dá prazo de 10 dias para Cunha se manifestar sobre pedido de afastamento

O ministro Teori Zavascki, relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), deu ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o prazo de 10 dias para que o peemedebista se manifeste sobre o pedido de afastamento dele do comando da Casa feito pela Procuradoria-Geral da República(PGR). Por causa do recesso do Judiciário, Cunha ainda não foi notificado oficialmente sobre o pedido.

5 – Governo de SC recorre ao STF para acabar com a “estabilidade financeira” de servidores

Continua depois da publicidade

O Governo de SC ingressou no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) em que questiona que servidores públicos concursados incorporem definitivamente ao seu salário os valores referentes à ocupação temporária de um cargo ou de uma função de confiança. A ADI é assinada pelo governador Raimundo Colombo. O relator da ação é o ministro Teori Zavascki.