Desde terça-feira (16) a chuva tem sido sinônimo de preocupação aos moradores e para a própria Defesa Civil de Blumenau. Após a enxurrada que atingiu todos os bairros da cidade, o monitoramento seguiu nas áreas de risco.
Continua depois da publicidade
Segundo o secretário de Defesa do Cidadão de Blumenau Rodrigo Quadros, nesta sexta-feira (19) os trabalhos estão concentrados na parte de limpeza, pois há muitas ruas sujas, com barro e muito entulho para retirar.
— Temos sete ou oito equipes fazendo as vistorias da Defesa Civil. Muitos deslizamentos aconteceram e é preciso fazer o registro destas ocorrências, relatar e organizar todo esse material que vai possibilitar a arrecadação de verba federal — explica.
Desde terça-feira à tarde até a manhã desta sexta-feira, a cidade registrou 403 ocorrências relacionadas às chuvas. Destas, pelo menos 370 são de deslizamentos. De acordo com a Defesa Civil, a manutenção da Rua Araranguá só será possível após repasse de recursos – alguns trechos da via estão com a passagem interditada por conta de deslizamentos.
Quadros ressalta que a Defesa Civil continua em alerta com as condições do tempo e pede que a população fique atenta:
Continua depois da publicidade
— Hoje novamente tem previsão de enxurrada no fim do dia, mas era para ter na quarta-feira e foi bem fraca. Quinta também e quase não caiu um milímetro na cidade inteira. Não tem como prever, enxurrada ela se forma em menos de uma hora e começa a cair. É preciso seguir monitorando — comenta.
Decreto de emergência em Gaspar
Em Gaspar, no Vale do Itajaí, única cidade do Estado a ter pessoas alojadas no abrigo durante as chuvas desta semana, o prefeito Kleber Wan-Dall convocou para as 14h30min uma reunião de balanço dos prejuízos causados pelas chuvas. Durante a reunião o prefeito irá assinar o Decreto de Emergência, a exemplo de Blumenau que fez o mesmo nesta quarta-feira.
Previsão do tempo
Nesta sexta-feira há previsão de temporal em Blumenau. Segundo o AlertaBlu, no fim do dia, o aquecimento associado a um cavado – área alongada de baixa pressão – que atua em Santa Catarina forma áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva com trovoadas e descargas elétricas na cidade. Há risco de temporal de forma isolada e a temperatura máxima ao longo dia pode chegar aos 32 ºC.
No fim de semana a previsão é de nuvens com poucas aberturas de sol, com condição de chuvisco fraco e isolado ao longo do dia. No domingo um sistema de baixa pressão entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina mantém o tempo instável em Blumenau com chuva a qualquer momento do dia, sobretudo à noite.
Continua depois da publicidade
:: Gaspar tem o único abrigo do Estado com pessoas alojadas
:: Temporal alaga ruas em Blumenau e região e deixa Defesa Civil em alerta máximo
:: Deslizamento destrói casa no Vorstadt em Blumenau
::: Moradores limpam ruas e famílias continuam ilhadas em Blumenau depois do temporal
::: Casal perde carro recém-comprado por conta de alagamento no bairro da Velha