Um temporal que durou menos de duas horas causou pelo menos 100 ocorrências de deslizamentos e alagamentos em Blumenau nesta terça-feiraà noite. O volume de chuva muito acima do normal deixou moradores ilhados e causou o desmoronamento que destruiu uma casa. A Defesa Civil da cidade entrou em estado de alerta máximo e segue de prontidão para o risco de novos deslizamentos.

Continua depois da publicidade

O Corpo de Bombeiros foi acionado para diversos casos envolvendo o salvamento de pessoas em locais alagados. mas não há registro de feridos. O caso mais grave foi de um deslizamento de terra que derrubou uma residência de madeira na Rua Pedro Krauss Sênior, no Vorstadt, por volta das 18h30min. Um homem aposentado que morava sozinho na casa não estava no local na hora e ninguém se feriu. O morador está abrigado na casa de vizinhos.

A chuva diminuiu por volta das 19h30min, mas os riscos seguem pela previsão de novas pancadas isoladas na quarta-feira. Por isso, a prefeitura de Blumenau decidiu ativar o abrigo da Paróquia Luterana da Velha, na Rua João Pessoa, para moradores de áreas de risco.

Segundo o AlertaBlu, entre 17h e 19h em Blumenau choveu um acumulado médio de 85 milímetros, um volume considerado muito alto. Sistemas de escoamento não foram capazes de suportar o temporal e ruas de praticamente todos os bairros da cidade ficaram alagadas e intransitáveis por horas. Em terminais de ônibus como na Fonte, Fortaleza e Aterro usuários ficaram ilhados e os veículos não saíram do pátio por conta das lâminas de água na rua.

Quedas de árvores também foram registradas na região Sul de Blumenau e, segundo a Celesc, às 21h30min de ontem mais de mil casas estavam sem luz – a maioria no Distrito do Garcia.

Continua depois da publicidade

Casas invadidas pela água em Brusque

Em Brusque a chuva também foi forte e a água alagou ruas e entrou dentro de casas. Segundo o Corpo de Bombeiros até as 18h pelo menos três famílias ficaram ilhadas dentro de casa e oito deslizamentos de terra foram registrados. O bairro São Pedro foi o mais atingido.