Sem a presença das duas principais equipes, a Beckhauser e a Paquetá, o título da 19ª edição da corrida de revezamento Volta à Ilha Asisc é uma incógnita. É a chance das equipes que sempre chegaram perto das primeiras colocações e ãinda não subiram no pódio.

Continua depois da publicidade

.: Edição da Volta à Ilha testa limites dos alunos do ultramaratonista Manoel Lago

.: Serão 3,7 mil atletas na 19ª edição do Volta à Ilha, sábado, em Florianópolis

São os casos das equipes Acara, de Apiúna (SC), e a Jacomar, de Curitiba (PR), que ficaram entre os cinco primeiros colocados nas últimas edições.

Continua depois da publicidade

– As equipes da categoria aberta largam às 7h30min de sábado, no trapiche da Beira-Mar Norte, e a previsão é de que as primeiras colocadas completem a Volta à Ilha a partir das 15h – prevê o idealizador do evento, Carlos Duarte.

Tricampeões consagrados no ano passado, a Beckhauser, de Tubarão, decidiu não participar neste ano e a notícia animou os participantes inscritos na categoria aberta, composta por atletas de elite de todo o país. Para o time paranaense Jacomar, terceiro lugar de 2013, a meta será bater o recorde de cada integrante para diminuir o tempo total da última prova, de 9h5min.

– Vamos seguir no mesmo ritmo dos últimos anos, em clima de amizade e parceria. Tivemos bons resultados e queremos repeti-los – afirma o treinador Cristian Vigorne.

Continua depois da publicidade

A equipe catarinense, de Apiúna, quinta colocada em 2013, também quer aproveitar a ausência das favoritas para conquistar o título. O treinador Maiquel Romani considera o grupo mais forte este ano.

– Se avaliarmos o tempo que fizemos no ano passado, acho que temos condições de brigar pelo título. Competimos há cinco anos e nunca levamos um troféu para casa. Para nós, o mais importante é participar, mas vamos tentar ficar entre os três primeiros.

O resultado oficial da prova será divulgado na cerimônia de premiação, que será realizada no domingo, às 9h30min, no Hotel Majestic.

Continua depois da publicidade

O percurso do 19º Revezamento Volta à Ilha ASICS tem 140 quilômetros e passa por 25 das 42 praias de Florianópolis. São 18 trechos com dunas, morros, areias, asfaltos e trilhas que exigem concentração e muito fôlego dos 3,7 mil atletas que participarão da corrida. Como as vagas são limitadas, os primeiros colocados têm prioridade na inscrição para a edição seguinte. O restante é distribuído em um sorteio. Por isso, é difícil prever qual será o resultado da corrida.

– É sempre difícil arriscar um palpite para os vencedores, mas acredito que o conhecimento dos trechos e a união da equipe fazem a diferença no tempo que os atletas levam para terminar cada trecho – destaca Carlos Duarte.

O resultado oficial da prova será divulgado na cerimônia de premiação, que será realizada no domingo, às 9h30min, no Hotel Majestic.

Continua depois da publicidade