Foram iniciados na manhã desta terça-feira os trabalhos para içamento da segunda das cinco treliças de sustentação da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. O serviço deve ser finalizado nesta quarta-feira com a soldagem do equipamento. Esta etapa da “operação Ponte Segura” faz parte dos trabalhos emergenciais da empresa Empa, pertencente ao grupo português Teixeira Duarte, que devem ser finalizados até abril para permitir o restauro completo da estrutura. As treliças farão a ligação das quatro torres construídas para garantir a estabilidade da Ponte Hercílio Luz.
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Primeira treliça foi içada em dezembro
Após sucessivos atrasos, a intenção do governo do Estado agora é deixar a ponte pronta para receber veículos no primeiro semestre de 2018. No fim do ano, após a desistência da empresa American Bridge, foi formalizada uma proposta ao grupo Teixeira Duarte no valor de R$ 261 milhões para tocar o projeto, sem necessidade de licitação.
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Terceira treliça
Os trabalhos de construção da terceira treliça seguem em ritmo acelerado no canteiro de obras, localizado na região continental. A expectativa é que o equipamento também possa ser instalado em breve, a depender das condições meteorológicas — para o trabalho ser realizado, é necessário um dia sem ventos ou chuva.
O presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Wanderley Agostini, visitou o local nesta terça-feira e se disse satisfeito com o ritmo das obras.
— É um momento importante da obra e uma parte muito complexa. Temos certeza de que o cronograma será cumprido, a exemplo da outra etapa realizada pela empresa Empa — afirmou.
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O primeiro contrato com a Empa, no valor de R$ 10,5 milhões e com dispensa de licitação, foi firmado em abril de 2015 e previa a construção das quatro torres de sustentação, com término em outubro. O segundo contrato, assinado em 6 de outubro, foi voltado para a conclusão de toda a “Ponte Segura”. Com isso os trabalhos emergenciais na Hercílio Luz devem ser finalizados em abril, totalizando um ano, com custo total de R$ 21,9 milhões.
Histórico
A Ponte Hercílio Luz foi construída na década de 1920 – entre novembro de 1922 e maio de 1926 – pelas firmas associadas Byington & Sundstrom, que viriam a se tornar a American Bridge. A ponte foi oficialmente inaugurada em 13 de maio de 1926 e fechada para o tráfego de veículos pela primeira vez em 22 de janeiro de 1982. Em 1988, foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal e, em 1991, foi novamente interditada a qualquer tipo de tráfego.