A segunda-feira foi dia de limpeza e avaliação dos estragos na área rural de Itajaí – cidade mais atingida da região pelo temporal de domingo. A Defesa Civil informou que mais de 15 casas foram destelhadas no interior. As localidades Km 12 e Laranjeiras foram as mais afetadas pela chuva. Também houve estragos nos bairros Itaipava, Canhanduba e Cordeiros, na comunidade da Paciência e às margens da rodovia Antonio Heil, onde caíram placas e árvores com a força do vento, que chegou a 65 km/h.
Continua depois da publicidade
::: Itajaí registra queda de árvores e destelhamentos na área rural
O município também foi o mais afetado com a falta de luz, com 110 mil residências sem energia devido a problemas em três subestações que tiveram seu fornecimento prejudicado no domingo. Segundo a Defesa Civil, nesta segunda-feira a energia elétrica ainda não tinha sido restabelecida em 565 casas na zona rural até as 10h.
Foto: Marcos Porto / Agência RBS
Continua depois da publicidade
Estragos pela região
Balneário Camboriú contabilizou estragos mais graves em dois pontos da cidade. Segundo a prefeitura, na Avenida Normando Tedesco placas de publicidade caíram e danificaram alguns veículos e a fiação telefônica. Outro local afetado foi a Rua Noruega, no bairro das Nações, onde uma árvore caiu no meio da via, danificando automóveis e bloqueando a rua. Os Bombeiros foram até o local para remover os galhos.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Balneário Camboriú
Em Itapema a Defesa Civil informou que um barracão foi destelhado no bairro Morretes, uma placa caiu sobre uma marmoraria no bairro Casa Branca, árvores caíram no bairro Sertão e três postes foram derrubados na Rua 406B. No município de Camboriú duas casas destelhadas nos bairros Monte Alegre e São Francisco de Assis.
A ventania destelhou mais de 15 casas no bairro Gravatá, em Penha. A Defesa Civil da cidade ainda contabiliza os estragos, mas foi necessário emprestar lonas para os moradores afetados. Navegantes sofreu mais com a queda de luz, que atingiu principalmente a área central. Cinco casas também tiveram telhas quebradas com a força do vento.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Balneário Camboriú
Previsão do tempo aponta mais pancadas de chuva na região
A chuva que caiu neste domingo é uma das características da estação mais quente do ano. O meteorologista da Central de Meteorologista da RBS, Leandro Puchalski, explica que a condição foi causada pelo avanço do ar quente e úmido na região, que aumenta a evaporação e favorece as pancadas de chuva, principalmente no fim do dia.
Continua depois da publicidade
– Essa condição de sol e calor com pancadas de chuva deve se manter até o início do ano. Provavelmente nos dias 3 e 4 de janeiro a umidade diminua no Litoral Norte – comenta.
As temperaturas também devem se manter altas na região, chegando aos 30ºC nesta segunda e terça-feira. A partir de quarta-feira a temperatura fica mais elevada, entre 34ºC e 36ºC.