Cerca de 230 mil casas ficaram sem luz durante as fortes chuvas que atingiram Santa Catarina neste domingo. A cidade mais atingida foi o município de Itajaí, que chegou a ter 110 mil residências afetadas devido a problemas em três subestações que tiveram seu fornecimento prejudicado pelo temporal no final da tarde.

Continua depois da publicidade

Por volta das 20h, o problema estava em parte menor mas 67 mil casas ainda continuavam sem iluminação. As outras 2,65 milhões de unidades consumidoras estavam com o fornecimento normal. Às 21h30, o número tinha reduzido para 33 mil.

– Equipes vão trabalhar durante a noite para recompor todo o sistema – disse o presidente da Celesc, Cleverson Siewert

Leia mais:

Continua depois da publicidade

:: Em Blumenau 27 mil unidades consumidoras ainda estão sem energia elétrica

:: Celesc e Casan divulgam ações para evitar colapso de abastecimento

:: “É o momento de dar um voto de confiança”, diz prefeito

:: Para presidente da Celesc, “a exposição da fiação é um problema”

Devido a fortes ventos na região, afirma a Celesc, dois postes caíram. As duas estruturas da rede de alta tensão, uma metálica e a outra de concreto, ficam na ligação entre as cidades de Itajaí e Brusque.

O problema começou com o início das chuvas, por volta das 15h30, em Chapecó. As quedas avançaram, junto com o temporal, para as cidades do Vale do itajaí no final da tarde, quando foi registrado o pico da falta de luz.

A Celesc afirma que está trabalhando em regime de plantão em todo território catarinense com mais de 80 equipes de eletricistas em campo. Também trabalha com o apoio de mais de quarenta profissionais nos centros de operação e controle.

Continua depois da publicidade

:: Cidades mais afetadas

As quatro cidades mais afetadas com falta de luz por causa das chuvas foram Itajaí, com 110 mil casas sem luz, Blumenau (50 mil), Rio do Sul (25 mil) e Joinville (20 mil).

O problema mais persistente, no entanto, está na cidade de Jaragua do Sul. Como o município teve muitos problemas com postes quebrados e fios rompidos pela queda de árvores.

Por volta das 21h30, ainda tinha quase 9 mil casas sem luz, enquanto em Itajaí já eram apenas 4 mil afetadas.

Continua depois da publicidade

:: Fim de semana de imprevistos

No sábado, as fortes chuvas provocaram danos no sistema em algumas regiões, especialmente no Oeste e Planaltos Serrano e Norte. No auge do problema, por volta das 19 horas, a Celesc contabilizou 37 mil unidades consumidoras sem luz.

As principais causas dos problemas no verão têm sido os raios. As descargas atmosféricas, dependendo da intensidade, acabam provocando a atuação do sistema de autoproteção e um desligamento preventivo da rede, de acordo com a Celesc.

>> Acompanhe no mapa a situação do fornecimento de energia