A Rota da Cerveja do Vale Europeu não existe na prática. A constatação é do secretário de Turismo de Blumenau, Ricardo Stodieck, que pretende resgatar o atrativo. Stodieck avalia que os resultados da pesquisa Focus, feita pela Furb e publicada no Santa de segunda-feira, devem-se ao momento de reformulação.
Continua depois da publicidade
Em entrevista concedida nesta quarta-feira Stodieck avalia que a rota criada entre 2007 e 2008 falhou na articulação entre poder público e empresas. Ele também falou sobre a importância do projeto na Câmara dos Deputados que transforma Blumenau na Capital Nacional da Cerveja.
::: Falta organização para estimular a cultura cervejeira
::: Rota oficial da cerveja vai ser desenvolvida pelo Senac até março
::: Consumidor é exigente, mas está distante da cultura cervejeira do Vale
Continua depois da publicidade
Confira a entrevista exclusiva abaixo:
Por que Blumenau decidiu refazer a rota da cerveja?
Quando o roteiro foi criado, entre 2007 e 2008, acabou não sendo operado de forma adequada. As empresas não estavam preparadas para receber o turista na fábrica. Isso aconteceu após o Festival da Cerveja: as pessoas vinham a Blumenau e tinham acesso ao folheto do roteiro durante o festival. Na edição do ano passado, questionaram o fato de o roteiro não existir na prática. Desde o ano passado recolhemos todo o material e buscamos alternativas para recuperar o roteiro e fazê-lo efetivamente com a cadeia produtiva. Os restaurantes precisam ter funcionários habilitados e treinados para falar sobre a cerveja artesanal e harmonizá-la com a culinária. Por isso, contratamos coletivamente o Senac.
Como o projeto elaborado pelo Senac pode alavancar o turismo na região?
O projeto vai ajudar a preparar as cervejarias e a cadeia produtiva para atender o cliente do roteiro. Da mesma maneira que há a rota dos vinhos em Bento Gonçalves (RS) e região, aqui precisa ser igual.
Como ocorrerá a integração entre poder público, comércio e indústrias para promover o turismo?
O turismo só pode ter sucesso quando todos os atores estiverem envolvidos. Por isso o interesse em resgatar o roteiro, em parceria com a iniciativa privada.
O que representa a marca “Blumenau Capital Nacional da Cerveja”?
Ela vai ser mais forte do que a Oktoberfest. Será um dos grandes guarda-chuvas do turismo na região. O deputado federal Décio Lima (PT) está com um projeto tramitando em Brasília sobre o assunto. Mas antes do congresso aprovar, o mercado já nos denominou pois temos a Oktoberfest, o Concurso Brasileiro e o Festival da Cerveja. Foi o segmento que nos provocou para isso.
Continua depois da publicidade