Você tem conhecimento sobre cerveja e chope artesanais? Sabe a diferença entre Pale Ale, Weiss e Pilsen? Uma pesquisa feita pelo curso de Publicidade e Propaganda da Furb mostra que o blumenauense que consome estas bebidas sabe exatamente o que são e o que esperar delas. No entanto, o conhecimento sobre a tradição cervejeira do Vale do Itajaí para por aí.
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Falta organização para estimular a cultura cervejeira
Rota oficial da cerveja vai ser desenvolvida pelo Senac até março
Apesar de 83% dos 400 entrevistados afirmarem que as cervejarias artesanais são muito importantes para o turismo de Blumenau, metade deles nunca frequentou o Museu da Cerveja, localizado na praça do antigo Biergarten, e um número maior ainda – 54% dos participantes – conhece apenas de nome a rota das cervejarias artesanais na cidade. Ou seja, apesar dos dados coletados pelo Projeto Focus mostrarem que o blumenauense é exigente com a bebida e sua procedência, falta a ele o sentimento de pertencimento à cultura da região, o que representa um desperdício ao potencial turístico de Blumenau.
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Os dados traçam o perfil de um blumenauense que tem um estilo de vida pautado pelo consumo da boa cerveja, avalia a professora coordenadora do projeto, Cynthia Morgana de Quadros. A pesquisa feita entre maio e junho deste ano também mostra que 35% dos entrevistados bebem cerveja artesanal uma vez por semana e que 51% do total de pessoas ouvidas preferem beber Pilsen e 26%, Weiss. A maioria dos entrevistados também costuma frequentar eventos como Oktoberfest, Sommerfest, Stammtisch e Festival de Botecos.
– Ele reconhece a importância do mercado para a economia e turismo, mas não é muito atuante. Talvez o que falte é uma promoção nesse sentido, pensar essas opções de lazer e visita e fomentá-las para que a população se reconheça nesses espaços – aponta Cynthia.
Cultura cervejeira vem ganhando destaque desde 2005
O fato da cultura cervejeira ainda ser recente na região é apontado pelo presidente do Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau, Valmir Zanetti, como uma das razões que explicam o comportamento dos blumenauenses. Ele também acredita que as cervejarias precisam qualificar seus planejamentos de marketing e propaganda para ganhar visibilidade. O assunto começou a ganhar corpo na região após 2005, quando as artesanais conquistaram visibilidade na Oktoberfest e em 2010, com o resgate do Festival da Cerveja, que ocorre anualmente na Vila Germânica.
– Com o Festival as pessoas começaram a se dar conta de que há uma diversidade de cervejas, que são muito boas e premiadas. A partir de agora é ir conquistando espaço. Para consolidar este movimento é preciso décadas – argumenta.
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