A Defesa Civil de São José, na Grande Florianópolis, registrou durante a madrugada desta quinta-feira, 11 de janeiro, 40 ocorrências de deslizamento de terra em residências e muros. As áreas mais atingidas foram Fazenda Santo Antônio, Forquilhinha, Santos Saraiva, Pedregal, Ipiranga, Forquilhas, Colônia Santana e Potecas. Houve alagamentos na região do Flor de Nápolis, Benjamin, Forquilhinha, Trevo do Roçado e em trecho da Avenida das Torres.
Continua depois da publicidade
Segundo informações da Prefeitura de São José, nas últimas 48 horas o acumulado de chuva chegou a 260 mm. O Rio Forquilhas transbordou durante a madrugada, mas com a trégua da chuva na manhã desta quinta, o nível da água baixou. A preocupação neste momento é com os pontos de deslizamento, já que o solo está encharcado.
Uma família do bairro Flor de Nápolis precisou ir para o abrigo montado pela prefeitura no Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati). Pela manhã, com o recuo da água, eles deixaram o abrigo. De acordo com a secretária de Assistência Social, Rose Bartucheski, toda estrutura permanece de sobreaviso.
— Montamos um abrigo no Cati, onde temos a estrutura pronta para receber as pessoas em caso de necessidade e toda a equipe da Assistência Social está de prontidão para o atendimento da comunidade.
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil segue em alerta. Em caso de risco, a orientação é a pessoa deixar o local imediatamente e ligar para 199 ou 193.
Leia mais:
Florianópolis decreta situação de emergência e orienta população a evitar sair de casa
Transporte público é prejudicado pelos alagamentos e passageiros ficam sem ônibus nos terminais
Grande volume de chuva causa dois deslizamentos em Biguaçu
Prefeitura de Palhoça disponibiliza abrigo para moradores que tiveram casas alagadas