A chuva que atinge Florianópolis desde terça-feira, 9, prejudica o transporte coletivo na capital. O leitor Mauro Selbach Moreira, 61 anos, não conseguiu ir para o trabalho na manhã desta quinta-feira, 11 de janeiro, por causa da falta de ônibus. Morador do Morro do 25, ele foi até o Terminal de Integração do Centro (Ticen) para pegar a linha que vai para o Rio Tavares, mas teve que voltar para casa, pois não havia ônibus.

Continua depois da publicidade

Moreira conta que entrou no terminal, pagou a passagem e só depois foi avisado que o ônibus não estava indo para o sul da Ilha por causa dos alagamentos. Ele reclama que teve que pagar a passagem sem usar o transporte.

— Eles não quiseram me ressarcir, mas deveriam anunciar do lado de fora do terminal que não tinha ônibus — relata.

Rodolfo Guidi, coordenador técnico do Consórcio Fênix, informa que com os bloqueios parciais na SC-401 e total na SC-405 (Trevo do Rio Tavares) houve problemas com as partidas de diversas linhas, pois os motoristas e cobradores também ficaram retidos nos congestionamentos que se formaram em toda a cidade.

Continua depois da publicidade

No caso do seu Moreira, a empresa informa que desde quarta-feira, 10, quando a base aérea foi aberta para o trânsito, os ônibus articulados que fazem a linha Rio Tavares não estão funcionando. Apenas os ônibus simples podem passar pela base e nesta manhã estavam funcionando, porém com horário e pessoal reduzido por causa da chuva.

O Consórcio Fênix informa que os profissionais estão orientando os passageiros dentro dos terminais. A orientação é que os usuários liguem para o SAC do Consórcio, pelo telefone (48) 3025-6868, para saber como está a situação das linhas antes de saírem de casa.

Confira como estão as linhas da capital:

Por causa da queda de uma barreira na região da Praia Mole a linha 360 – Barra da Lagoa sairá do Terminal de Canasvieiras (Tican) até que a situação se normalize e a pista seja liberada.

Continua depois da publicidade

A linha 2120 – Executivo Barra da Lagoa vai circular temporariamente pela SC-401 e pela SC-403 para atender a Barra da Lagoa, sem passar pela Lagoa da Conceição e avenida das Rendeiras.

Ainda no Leste, as linhas 363 – Joaquina e 364 – Osni Ortiga está com a operação suspensa até que a situação se normalize e haja condições seguras de trafegar pela ponte da Lagoa da Conceição e Avenida das Rendeiras.

No Norte houve queda da ponte do Ratones próxima a Intendência e a linha 273 – Circular Ratones está com a operação limitada até a curva próxima à Escola Mâncio Costa. Passageiros que precisam ser atendidos devem utilizar a linha 282 – Vargem Pequena, que está sendo alongada até próximo ao colégio.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

Prefeitura de Florianópolis decreta situação de emergência

Transporte público funciona com apenas 40% da capacidade em Florianópolis

Florianópolis registra o maior volume de chuvas do Estado

Principais acessos da Ilha estão parcialmente interditados por causa da chuva