Sobe para 66 o número de municípios afetados pela chuva nesta semana em Santa Catarina. Segundo o último boletim da Defesa Civil do Estado, divulgado às 22h desta quarta-feira, já são 6.308 pessoas prejudicadas desde sábado.
Continua depois da publicidade
A situação é mais crítica no Oeste catarinense, no Alto Vale do Itajaí e no Litoral Norte. Ao todo, 1.655 residências foram diretamente afetadas com alagamentos, deslizamentos de terra, queda de árvores e inundações, segundo a Defesa Civil.
Pelo menos 36 mil alunos da rede estadual não terão aulas nesta quinta e sexta-feira, nos municípios mais afetados pelas chuvas. Em Brusque, as escolas municipais também não terão aula. Na cidade, a apreensão é com a alta do Rio Itajaí-Mirim, que segundo a previsão da Defesa Civil deve chegar a 8 metros durante a madrugada.
Em Blumenau, a previsão é que o Rio Itajaí-Açu atinja 7,80 metros à meia-noite, condição suficiente para atingir as ruas mais baixas da cidade.
Continua depois da publicidade
Rio do Sul tem a situação mais crítica do Vale do Itajaí. A cidade é uma das mais afetadas pelo tempo ruim das últimas semanas e registrou mais de 300mm de chuva em maio, quebrando recorde para o período.
O nível do Rio Itajaí-Açu está próximo de 8 metros. A Defesa Civil da cidade e o prefeito José Thomé elevaram a cota de emergência do rio para 10,5 metros durante a madrugada. A população que mora em áreas com esse limite antes de serem inundadas devem procurar abrigo.
Segundo a prefeitura, a cota prudencial também foi alterada para 11,5 metros e as pessoas que moram nos locais que são atingidos com esse nível do rio, devem ficar atentas e planejar a saída.
Continua depois da publicidade
Estradas também ficaram comprometidas no Estado. No início da tarde desta quarta-feira, a BR-116, na Serra do Espigão, município de Monte Castelo, chegou a ser bloqueada por desmoronamento. Em Ibirama, no Vale do Itajaí, a BR-470 teve interdição parcial no Km 119,8, no sentido Rio do Sul. O motivo é uma queda de barreira.
A Polícia Rodoviária Federal também informou que havia vários pontos com água sobre a pista e buracos no trecho entre Apiúna e Rio do Sul.
Para esta quinta-feira, a previsão indica chuva, principalmente para o Litoral Sul e Serra, onde pode chover entre 60 milímetros a 80mm, com picos de 100 milímetros, e Grande Florianópolis, com volume médio de 50mm, segundo a Epagri Ciram. O acumulado de chuva entre quarta e quinta nessas regiões deve chegar a 150mm no Sul do Estado.
Continua depois da publicidade
O alerta da Defesa Civil e da Epagri Ciram é para regiões em que os rios já estejam em nível elevado e o solo, encharcado, o que aumenta o risco de deslizamentos de terra. Para o Vale do Itajaí e Litoral Norte, no entanto, a previsão indica chuva fraca pela manhã e até aberturas com sol à tarde. No Oeste e no Meio-Oeste, tempo nublado, com chuvas isoladas.
No Sul do Estado e no Litoral catarinense, estão previstas rajadas de vento de até 90Km/h. Por conta desse fenômeno, o mar fica agitado, com picos de onda de 4 metros, o que desaconselha a navegação com embarcações médias e pequenas.
Leia mais sobre chuva em SC:
Clique aqui e confira a cobertura das chuvas em Santa Catarina
Aulas são suspensas em pelo menos quatro regiões do Estado devido às fortes chuvas
Continua depois da publicidade
Índios impedem entrada de técnicos da Defesa Civil na barragem de José Boiteux
Vazão de hidrelétrica no Rio Uruguai chega a 18 milhões de litros por segundo
Rio do Sul tem 225 pessoas desabrigadas e bairros alagados
Média de chuva em Blumenau em maio ultrapassa o dobro do esperado para o mês