Com acúmulo de mais de 150 milímetros de chuva nas últimas 96 horas e acima de 30mm nas últimas 3 horas, a Defesa Civil alerta para o risco de deslizamentos de terra no Litoral Norte do Estado e no Vale do Itajaí nesta quarta-feira.

Continua depois da publicidade

Segundo o órgão, a situação é mais crítica em Itapema, Itajaí, Ilhota, Pomerode, Indaial e Navegantes, principalmente porque imagens do radar de Lontras ainda apontam a persistência da chuva.

A Estrada da Rainha, que liga o Centro à Praia dos Amores, em Balneário Camboriú, teve um deslizamento de terra nesta quarta-feira à tarde. A via chegou a ficar totalmente fechada para avaliação dos estragos. O trânsito está parcialmente liberado no local.

A via tem histórico de deslizamentos e já recebeu obras de contenção. Em 2013, chegou a ficar fechada por 50 dias porque laudos apontavam para sérios riscos de escorregamento de terras no local.

Continua depois da publicidade

Se for observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes, a Defesa Civil recomenda sair de casa e entrar em contato com o órgão pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Imagem do radar de Lontras mostra concentração de nuvens sobre o Vale do Itajaí e litoral catarinense
Imagem do radar de Lontras mostra concentração de nuvens sobre o Vale do Itajaí e litoral catarinense (Foto: Divulgação / Defesa Civil)

Chuva acumulada até as 15h31min:

37mm: Balneário Camboriú

36mm: Itapema

35mm: Ilhota

34mm: Navegantes

32mm: Itajaí

30mm: Blumenau

29mm: Pomerode

26mm: Camboriú, José Boiteux, Indaial, Timbó

24mm: Bombinhas

23mm: Guabiruba

22mm: Brusque

Leia também:

Clique aqui e confira a cobertura das chuvas em Santa Catarina

Vazão de hidrelétrica no Rio Uruguai chega a 18 mi de litros por segundo

Rio do Sul tem 225 pessoas desabrigadas e bairros alagados

Média de chuva em Blumenau em maio ultrapassa o dobro do esperado para o mês