Em fevereiro, Santa Catarina gerou o maior número de postos de trabalho da sua história. Foram criados 27.891 empregos com carteira assinada, 1,4% a mais do que em janeiro. O Estado registrou o maior crescimento do país na abertura de vagas.

Continua depois da publicidade

A boa notícia foi divulgada nesta segunda-feira pelo ministro do Trabalho Manoel Dias, que esteve no Estado especialmente para apresentar os novos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). De acordo com o levantamento, fevereiro teve a maior geração mensal de empregos em Santa Catarina desde o início da série histórica, em 1992.

>>> Leia reportagens da série “Terra do Emprego”

Agroindústria busca funcionários no Rio Grande do Sul para preencher vagas

Continua depois da publicidade

Economista do Dieese-SC afirma: Estado tem excelente momento no mercado de trabalho

Diversidade econômica auxilia na criação de vagas em Santa Catarina

O setor que mais abriu postos de trabalho no Estado foi a indústria de transformação (13.180 vagas), com destaque para a têxtil (3.533 postos), alimentícia (1.623) e a mecânica (1.506). O segundo maior gerador de empregos foi o setor de serviços (7.051 vagas).

O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte, diz que o resultado é reflexo da confiança dos empresários na recuperação do crescimento da economia brasileira. Também, que teria uma explicação sazonal, com o restabelecimento dos estoques neste início de ano, logo após novembro e dezembro, meses em que a indústria foca nas vendas.

Apesar do fator temporário e da menor possibilidade de geração de emprego no futuro (já que fevereiro proporcionou uma base alta), Côrte acredita na contribuição da indústria para manter o saldo de contratações e demissões positivo até o final do ano.

Continua depois da publicidade

Sobre a primeira posição da indústria têxtil, o presidente afirma que o setor já superou a crise da invasão dos artigos chineses no Brasil. Segundo ele, a chave foi agregar valor ao produto, investindo em moda, design e inovação.