Fazer compras pela internet pode ser mais cômodo e prático, mas uma das preocupações dos consumidores é a entrega dos produtos. De acordo com pesquisa realizada entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014 pela E-bit, empresa que avalia o comércio eletrônico no Brasil, o que mais impacta de forma negativa a satisfação do cliente nas compras online é o atraso na entrega dos produtos.
Continua depois da publicidade
Recentemente, mulheres que contrataram um pacote de serviços para casamento de uma empresária de Joinville não receberam os produtos, mesmo tendo pago antecipadamente.
De acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, as pessoas que fizerem compras pela internet têm um prazo de sete dias, a contar da data de compra ou do recebimento do produto para desistir do negócio.
Continua depois da publicidade
– Mesmo tendo passado os sete dias da data da compra, caso o produto ainda não tenha chegado, o consumidor tem direito de cancelar o contrato. Nesse caso, a empresa deve ressarci-lo do valor pago – explica Priscila Kalef, coordenadora do Procon de Joinville.
O consumidor que se sentir prejudicado deve procurar o Órgão de Defesa do Consumidor para registrar a queixa. De acordo com Priscila, existem dois possíveis procedimentos para esses casos: o envio da Carta de Informação Preliminar (CIP) à empresa ou a reclamação propriamente.
No primeiro caso, o Procon envia um pedido de informação à empresa para verificar o motivo da demora na entrega do produto. A resposta leva em torno de dez dias. No entanto, de acordo com Priscila, nem todas as empresas se cadastraram nesse sistema.
Continua depois da publicidade
:: Leia mais notícias sobre Joinville ::
Quando não há a possibilidade do envio da CIP, o consumidor abre uma reclamação, através da qual o caso será analisado em uma audiência em cerca de 30 dias.
– Após a confirmação do pedido, é necessário guardar todos os dados da compra, como nome do site, itens adquiridos, valor pago e forma de pagamento, números de protocolo, pedido, etc. Essa medida é necessária caso o consumidor precise procurar o Procon – diz Priscila.
Priscila recomenda atenção especial às promoções na internet.
– As promoções existem, mas é preciso prestar atenção se o preço do produto é muito diferente do valor praticado no mercado concorrente – afirma.
Continua depois da publicidade
Alguns detalhes podem ajudar a perceber se uma empresa é confiável ou não. O Procon orienta os consumidores a verificarem se o fornecedor possui endereço comercial físico, CNPJ válido e telefones e e-mails para contato. Pesquisar informações sobre a experiência de outras pessoas que tenham comprado produtos no site também é importante.
– O consumidor deve ainda, verificar os procedimentos para reclamação, devolução do produto, prazo para entrega, fretes e taxas adicionais – completa Priscila.