O temporal acompanhado de rajadas de vento, como o que foi registrado nesta segunda-feira em Pirabeiraba, zona Norte de Joinville, é resultado da influência do ar quente e úmido que predomina no em Santa Catarina desde o final do ano passado.
Continua depois da publicidade
Isso porque, as altas temperaturas combinadas a umidade elevada favorecem a formação de nuvens do tipo “Cumulonimbus”.
-Essas nuvens tem grande desenvolvimento vertical, ou seja, entre o topo e a base da nuvem você pode ter de dez a 15 quilômetros de distância. É uma nuvem extremamente carregada que está associada a raios, às vezes a granizo e também a rajadas de vento – explica Leandro Puchalski, meteorologista da RBS.
:: Leia as últimas notícias de Joinville e região
Continua depois da publicidade
Temporais desse tipo, acompanhados de ventos fortes, foram registrados em outros locais do Norte do Estado, como o que atingiu São Francisco do Sul no dia 12 de janeiro e deixou vários bairros sem energia elétrica, árvores caídas e casas destelhadas na cidade. Segundo os Bombeiros Voluntários, os ventos superaram os 120 km/h.
Puchalski ainda esclarece que esses fenômenos não podem ser considerados tornados.
– Tornado acontece quando a gente tem aquele funil da base da nuvem em direção ao solo. As pessoas costumam fazer essa associação, mas existe uma série de fenômenos meteorológicos que podem provocar ventos tão fortes quanto um tornado.
Previsão para quarta e quinta-feira
Nos próximos dias, teremos um ar frio no mar entre o RS e SC influenciando o tempo pelo Estado através de ventos de sul/sudeste que terão rajadas, especialmente na quinta-feira.
Continua depois da publicidade
No mar, as ondas aumentam no final da quarta para a quinta-feira, exigindo mais atenção em relação à navegação, sobretudo de pequeno porte.
A condição do tempo também muda, já que o vento sudeste traz umidade do mar fazendo com que a parte do Litoral ao Centro tenha nuvens com aberturas de sol, mas chuva isolada a qualquer hora. No Oeste, segue a chance de chuva mais entre tarde/noite devido o aquecimento que será maior.
As temperaturas não sobem muito do Centro ao Litoral, onde ficam entre 26 e 28C em boa parte das cidades.
Continua depois da publicidade
Confira a galeria de fotos do estrago em Pirabeiraba
Confira os vídeos do vendaval