O temporal que caiu por volta das 19 horas em São Francisco do Sul deixou vários bairros sem energia elétrica, árvores caídas e casas destelhadas na cidade. Segundo os Bombeiros Voluntários, os ventos superaram os 120 km/h.

Continua depois da publicidade

O centro histórico e os bairros Rocio Grande, Rocio Pequeno, Acaraí, Paulas e centro novo foram os mais atingidos. Foi registrado queda de um container do Porto da cidade, interditando a Rua Engenheiro Leite Ribeiro pela noite da última segunda-feira. Aproximadamente 200 casas ficaram destelhadas, mais de 200 árvores caíram em vias pública. Árvores caíram BR-280 e no acesso ao Porto de São Francisco do Sul.

A Rodovia Duque de Caxias ficou interditada por aproximadamente 20 minutos por volta das 20h30 devido a queda de uma árvore. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Marcon Machado, só as praias não tiveram problemas mais graves, nem interrupção no abastecimento de energia.

Os bombeiros voluntários montaram várias equipes para desobstruir ruas, a linha férrea e ajudar os moradores que tiveram suas casas destelhadas. Não há uma estimativa de quantas residências foram atingidas.

A prioridade é retirar galhos de árvores das ruas e ajudar as equipes da Celesc a reestabelecer a energia elétrica. A área central, bairro de Paulas e Rocio grande ainda permanecem sem energia elétrica na manhã desta segunda-feira. Um armazém de bobinas de aço desmoronou da Avenida Duque de Caxias, ao lado do Gelo da Ilha.

Continua depois da publicidade

Uma base para receber desabrigados foi montada nas secretarias de Assistência Social e na sede da Defesa Civil.

Nesta manhã, a Defesa Civil municipal e regional junto com o prefeito e secretários de obra e administrativo estão em reunião para calcular os estragos e comunicar oficialmente as ações e prejuízos do forte vendaval.