Pirabeiraba, bairro de Joinville mais atingida durante o vendaval da noite da última segunda-feira, registrou pelo menos 107 ocorrências, segundo a Defesa Civil. Os principais prejuízos são destelhamentos, quedas de árvores sobre residências e vias públicas e quedas de postes.
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil, juntamente com os Bombeiro Voluntários, Secretaria do Meio Ambiente de Joinville (Sema), Fundação Municipal 25 de Julho e Subprefeitura de Pirabeiraba se reuniram nesta segunda-feira pela manhã para definir as ações de resposta das áreas afetadas pelo vendaval. A maioria dos estragos se concentram na região central de Pirabeiraba.
Até o momento, foram contabilizados 60 destelhamentos de edificações, sendo que uma família está desalojada, sete quedas de árvores sobre residências, cinco equipamentos públicos danificados (três escolas, hospital Bethesda e Fundação 25 de Julho) e 40 árvores sobre vias públicas. De acordo com a Celesc seis mil residências ficaram sem energia na noite da última segunda-feira. Nesta manhã, 633 unidades permanecem sem energia, entre elas está a estrada Mildau permanece sem energia elétrica devido a ruptura de fiação e queda de dois postes que caíram na noite da última segunda-feira.
A Defesa Civil iniciou a limpeza das árvores das vias públicas e casas nesta manhã de segunda-feira. Para a ação a subprefeitura conta com uma equipe de 16 pessoas entre bombeiros e funcionários da Sema e maquinário com um caminhão munck, dois caminhões caçambas e quatro retroescavadeiras.
Continua depois da publicidade
Nesta tarde a Defesa Civil fará o levantamento completo dos danos causados pelo vendaval da última segunda-feira.
Para avisar sobre algum estrago do vendaval a população pode ligar para subprefeitura de Pirabeiraba no número 8401-6805.
:: Leia as últimas notícias de Joinville e região
Estragos do vendaval de segunda-feira
Um dos casos de queda de árvores em residências é o de Luzia Leme. A moradora de 77 anos, estava em casa com o marido quando o vendaval da última segunda-feira começou. A árvore na calçada e em frente à residência do casal na Rua 31 de Outubro, foi plantada pelo aposentado Antenor há 40 anos e caiu em cima do muro e do teto da garagem na noite da última segunda-feira. O carro do casal estava dentro da garagem e sofreu uns arranhões devido a queda do teto da garagem. Mas a perda maior, segundo Luzia, é a da árvore.
Continua depois da publicidade
– Sentirei saudades de ficar sentada embaixo da sombra da árvore lendo ou conversando com os vizinhos – diz a moradora apontando para o árvore derrubada.
Outro estrago foi no teto da oficina de automóveis do proprietário Adilo Stedile, 66 anos, na Servidão Gustavo Prochnow. O teto da oficina feito com chapas de aço retorceu com os ventos da última segunda-feira. Adilo mora próximo a oficina e conta que escutou o estouro das chapas de aço caindo no chão e acompanhou a ação do vento no teto da oficina pela janela de casa. Ele ainda diz que observou que o vento vinha em diversas direções e formava um redemoinho.
Adilo mora há 40 anos em Pirabeiraba e diz que acompanha os vendavais de verão que costumam ocorrer nos entre os meses de janeiro e março e comenta que a cada ano os ventos ficam mais fortes.
Continua depois da publicidade
– Nunca tinha visto um vendaval parecido, ontem fiquei com muito medo – relata o morador.
A Auto Lavação Elias ficará fechada até o dono da lavação refazer o galpão destruído pelo vendaval da última segunda-feira. O galpão tinha sido construído recentemente, com extensão de 15 por 20 metros, feito com troncos de eucalipto e chapas de aço, custou ao proprietário aproximadamente R$ 20 mil. O galpão não foi o único prejuízo de Elias Buhnemann, 36 anos, o carro dele estava embaixo do galpão e foi atingido pelos troncos de madeira que desabaram do galpão devido aos fortes ventos.
Elias diz que não tem dinheiro para reconstruir o galpão e pensará em algo mais barato para proteger a auto lavação.
Continua depois da publicidade
– Fico com receio de construir novamente o galpão, gastar uma grana e ter um outro vendaval e vir tudo abaixo de novo – desabafa.
Previsão de tempo desta terça-feira
De acordo com a Epagri/Ciram, esta terça-feira tem risco de raios, rajadas fortes de vento e possibilidade de granizo isolado, associados às pancadas de chuva que podem ser fortes por alguns momentos em todas as regiões de Santa Catarina. Risco de altos acumulados de precipitação em curtos períodos. Essa condição de temporais se mantém no decorrer desta semana, e entre a quarta e sexta-feira, um sistema de baixa pressão permanece próximo ao litoral de Santa Catarina e Paraná, provocando chuva persistente, com totais previstos entre 80mm e 120mm no Litoral Norte, e pontuais mais significativos entre 40 e 70 mm nas demais regiões.
Confira a galeria de fotos do estrago em Pirabeiraba
Confira os vídeos do vendaval