Um espetáculo natural de beleza e medo se formou nos céus de Joinville e região antes e depois do temporal que atingiu o Norte de Santa Catarina nesta segunda-feira.
Continua depois da publicidade
Muitos leitores enviaram imagens impressionantes no dia 12, como a grande nuvem que se formou sobre São Francisco do Sul e o arco-íris acompanhado de raios em Joinville.
:: Leia as últimas notícias sobre Joinville e região
A nuvem registrada em São Francisco do Sul, de acordo com a técnica em meteorologia do Grupo RBS, Bianca Souza, é denominada Shelf-Cloud. Esse tipo de nuvem se forma quando são registradas altas temperaturas combinadas a umidade relativa do ar elevada e está associada a tempestades.
Continua depois da publicidade
– No momento da formação dessa nuvem, o ar quente fica acima da camada de um ar mais frio. Durante esse processo, o ar aquecido condensa rapidamente, gerando o aspecto característico e um pouco assustador da Shelf-Cloud – explica Bianca.
O movimento acelerado – a rapidez com que ela passa -, normalmente produz ventos intensos que resultam em danos, como no caso da forte ventania que deixou um rastro de destruição em São Francisco do Sul nesta segunda-feira.
Na outra imagem, o leitor registrou um raio e um arco-íris em Joinville. Segundo a técnica em meteorologia o fenômeno é considerado normal, mas não é tão fácil de ser registrado.
Continua depois da publicidade
– O que aconteceu é que tivemos uma chuva bem forte na cidade de Joinville e, em seguida, as nuvens carregadas se afastaram em direção ao mar. Depois, ocorreu a formação do arco-íris, fenômeno óptico, mas alguma nuvem carregada ainda não tinha se afastado totalmente e houve a incidência do raio.
Ainda segundo Bianca, o surgimento do arco-íris significa que a chuva mais forte já passou.