Otemporal que atingiu Joinville no final na tarde desta segunda-feira causou diversos estragos nas ruas da cidade. Destelhamento de residências, desabamentos de muros, deslizamento de terras e quedas de árvores estão entre as 40 ocorrências registradas pela Defesa Civil.

Continua depois da publicidade

Os bairros mais afetados foram os das regiões Oeste e Norte: Vila Nova, Costa e Silva, Bom Retiro, Santo Antônio, Boa Vista e Pirabeiraba. Os ventos chegaram a 70 km/h com registros meteorológicos do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina).

:: Temporal causa estragos e deixa 70 mil unidades consumidoras sem energia elétrica em Joinville

:: Leitores registram imagens do céu de Joinville antes e depois de temporal que atingiu a cidade

Continua depois da publicidade

Entre os desastres identificados, o mais grave ocorreu na Rua Itajubá, no bairro Bom Retiro, na residência do vigilante José Carlos de Sousa, 61 anos. O morador relata que estava sentado na garagem de casa esperando a chuva passar para tomar um banho, quando escutou um estrondo e viu os destroços caídos pela casa.

– Parece que Deus me protegeu, senti que deveria esperar o temporal passar para tomar banho e ficar exatamente sentado naquela cadeira – afirma José.

A árvore, que tem aproximadamente 20 metros de altura e 40 de diâmetro e estava localizada no terreno de trás da casa do vigilante, caiu por volta das 19 horas a meio metro de distância de onde José estava. Morador há 12 anos do mesmo lugar, o vigilante noturno afirma que não quer sair da residência, o plano de José é reformar a casa. Enquanto isso, ele está hospedado na casa de um vizinho. Quem quiser ajudar financeiramente o José pode ligar para 8496-2982.

Continua depois da publicidade

Valdir Domingos, 58 anos, mora na Rua Itajubá há 30 anos e conta que escutou quando a árvore caiu na casa do vizinho.

Além deste acidente, o Hospital Bethesda, localizado em Pirabeiraba, ficou destelhado e oito árvores caíram no terreno. O diretor do hospital Ilário Baumann conta que uma árvore de grande porte caiu na frente de um automóvel estacionado no terreno do hospital.

Outro estrago foi o desmoronamento de um muro que acabou ocupando um lado da Rua Tenente Antônio João, no Jardim Sofia.

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil estará nos locais identificados nesta terça-feira para fazer registro e avaliar a gravidade dos acidentes naturais. A população deve ligar para o número 199 para avisar sobre qualquer acidente decorrente do último temporal.