
O dia amanheceu nublado como já virou comum nesta temporada no litoral de Santa Catarina, mas para quem vem passar as festas de fim de ano na praia, uma vez em Florianópolis, se não chover, partiu para o mar. A Barra da Lagoa, ao leste da Ilha de Santa Catarina estava cheia de banhistas neste sábado que aproveitavam os bares e restaures para petiscar o mar para refrescar o calor abafdo
Continua depois da publicidade
Praia da Solidão é refúgio para quem quer sossego no Verão
Bebidas e diversão exigem cuidados com o mar
Larga dessa sofrência e vem para a praia
Continua depois da publicidade
Veja mais matérias do DC pelas Praias
Mas além de relaxar e descansar, a Barra da Lagoa também oferece um dos melhores lugares da Ilha de Santa Catarina para aprender a surfar. Neste sábado, diversos turistas aproveitavam o mar calmo para ensaiar os primeiros movimentos sobre as ondas.
— A Barra da Lagoa tem uma onda muito boa para aprender a surfar. O fundo do mar é plano e geralmente dá pé, e as ondas são constantes e pequenas no lado direito, mas ficam gradativamente maiores ao lado esquerdo — explica o professor de surfe, Evandro Santos.
Se ao longo do ano a maioria dos alunos são locais, o verão aumenta a quantidade de interessados a diversidade de alunos. O professor André Magu cobra R$ 70,00 a hora aula, com no máximo quatro alunos por instrutor.
Continua depois da publicidade
— O preço é o mesmo durante todo o ano, mas a quantidade de alunos aumenta bastante. A verdade é que o frio do inverno desanima um pouco e no verão tem muitos turistas, a maioria são estrangeiros. Entre os brasileiros, tem mais paulista — conta Magu que explica que o fluxo intenso de alunos dura apenas nas quatro semanas próximas ao Réveillon.
Enquanto isso, banhistas e alunos de surfe dividiam o mar da Barra da Lagoa. Quanto mais iniciante, geralmente maior são as pranchas, o que exige cuidado e responsabilidade. Santos prefere trabalhar com grupo em horário restrito nessa época do ano.
— Essa época aumenta um pouco a quantidade de alunos, mas precisamos ter cuidado com os horários. Nossa escola só oferece aulas em grupo entre as 7h e 9h no período de verão, assim temos mais qualidade e segurança — explica Santos.
Continua depois da publicidade