https://videos.clicrbs.com.br/sc/diariocatarinense/videonews/145971

O clima das festas de fim de ano é sempre contagiante. Afinal foi quase um ano inteiro de dedicação ao trabalho e as férias, ou feriado são mais que bem merecidos. Ainda assim é preciso atenção à beira do mar. Excesso de bebida alcoólica, desconhecimento das condições do mar e não observação das bandeiras de sinalização elevam os números de ocorrências atendidas pelos salva-vidas no litoral catarinense.

Continua depois da publicidade

– Todos os dias, cada uma das praias as correntes mudam, a situação é diferente. Por isso é preciso ter atenção as sinalizações sobre os lugares para banho – chama atenção o capitão Anderson Medeiros Sarte, do Corpo de Bombeiros de Florianópolis.

Acompanhe as reportagens do DC pelas Praias

Veja curiosidades de um dia na Praia Brava

Continua depois da publicidade

Dupla sertaneja ensaia música “Larga dessa sofrência nos ingleses”

Nesta temporada, entre as cidades que mais recebem turistas em Santa Catarina, Florianópolis, com 58 262 chamados, e Balneário Camboriú, com 51.505, lideram disparada os números de atendimentos de prevenção nas praias.

Nos casos que envolvem apenas afogamentos seguidos de morte ou recuperação, os números das últimas temporadas apontam os Ingleses, no Norte da Ilha de Santa Catarina, como a praia em que ocorreram mais atendimentos: 12 em quatro meses. Se incluir todos os tipos de atendimento prestados, a praia lidera com 271.351 ocorrências.

– Os turistas não sabem o que significa exatamente a bandeira vermelha. Acham que é a praia como um todo que exige atenção. As bandeiras indicam os locais com corrente de retorno e esses lugares devem ser evitados pois são mais fundos – explica o comandante do posto dois na Praia dos Ingleses em Florianópolis, Deleon Caulyt.

Continua depois da publicidade

Outro ponto que os salva-vidas chamam a atenção é para o consumo de bebidas alcoólicas. Com o consumo, as referências de de perigo ficam alteradas e os banhistas costuma se arriscar mais.

– A maioria dos casos de atendimento relacionados a afogamento com adultos envolve o consumo de bebidas alcoólicas. Deveria ser como dirigir. Se beber evite o mar e não dirija na volta da praia – alerta Caulyt.

Mas não é casa de Celia Arioli, turista de Curitiba que bebia tranquilamente sua cerveja à beira do mar, apenas com pés na água.

Continua depois da publicidade

– Eu não vou no mar, e nem dirijo. Então está tudo certo.

Ainda perto de Célia, na Praia dos Ingleses, Charles Hassan tomava sua cerveja bem gelada sentado sob a sombra do guarda-sol. A dica dele é mais simples: água apenas até a altura da barriga.

– Não importa se a barriga tem cerveja ou caipira. Se a água do mar bater na altura da barriga, já está bom. Mais que isso não – resume Hassan.

Dicas para ficar mais tranquilo à beira do mar
https://infogr.am/dicasverao-910633

https://nsc-total-wp.s3.sa-east-1.amazonaws.com/wp-content/uploads/legacy/rbs/image/17843991.jpg



Apesar do calor que bateu os 38ºC em Florianópolis nesta quarta-feira, o dia 24 e o Natal devem ser de chuva em Santa Catarina. Enquanto as temperaturas devem ficar próximas dos 30ºC em todas as regiões do Estado, as pancadas de chuva com descargas elétricas devem chegar com força a partir da tarde desta quinta-feira.

Continua depois da publicidade

O Litoral Norte e a região da Grande Florianópolis devem ser as regiões com as maiores máximas nestes dias superando os 30ºC e mesmo com céu nublado é preciso atenção aos horários de sol mais forte devido aos raios UVB, que geram queimaduras na pele e exigem o uso de protetor solar.