Tem novidade nos próximos dias no transporte coletivo de Joinville: estão perto de chegar 16 novos ônibus, todos com ar-condicionado e entrada para USB, para carregamento de baterias de celular. Os veículos serão apresentados no dia 29 e começam a ser utilizados logo depois, principalmente em linhas diretas entre terminais da cidade.
Continua depois da publicidade
A compra faz parte da renovação da frota, e parte dos veículos a serem comprados nos próximos anos também será equipada com os aparelhos (não há meta de expansão do ar-condicionado na frota). Em anos anteriores, as duas empresas com atuação em Joinville fizeram testes com o ar-condicionado, mas é agora a primeira vez que os veículos com os aparelhos são comprados.
Tribunal de Contas do Estado não quer outorga na licitação do transporte público em Joinville
A cobrança pelo ar-condicionado vem desde os anos 90 e ganhou força nos últimos anos por causa da popularização dos aparelhos. Pesquisa sobre satisfação dos usuários, divulgada em 2015, apontou que 49% dos entrevistados se disseram ¿insatisfeitos¿ ou ¿muito insatisfeitos¿ com a ventilação e temperatura dentro dos ônibus. Experimentos anteriores mostravam que os equipamentos elevavam o consumo de combustível em quase 20%. Mas sistemas mais modernos já têm desempenho melhor.
Leia mais notícias de Joinville e região
Continua depois da publicidade
Pela planilha
Os eventuais impactos na tarifa só serão avaliados no final do ano, quando tradicionalmente as empresas fazem solicitação de reajuste. Nos dois últimos aumentos, concedidos em 2015 e em 2016, os valores determinados nas planilhas técnicas foram atendidos pela Prefeitura devido a decisão judicial em ação apresentada pelas concessionárias.
A inédita licitação do sistema continua impedida por causa de decisão judicial apresentada pelas empresas por causa de dívida formada pela defasagem da tarifa entre 1999 e 2010.
Entenda por que a licitação do transporte público não avança em Joinville