Uma das novidades da proposta de regulamentação de serviços de transporte de passageiros, como o Uber, será a determinação de que os veículos sejam emplacados em Joinville. Seria uma forma de evitar concorrência desleal com os condutores de cidades onde não há regulamentação. A proposta da Prefeitura chega ainda em agosto à Câmara.

Continua depois da publicidade

Confira outras colunas de Jefferson Saavedra

Sem ponto fixo

O cadastro exigido junto à Prefeitura será feito pela operadora do serviço, a quem caberá fazer o registro dos motoristas. Não haverá ponto fixo para esses serviços, nem identificação especial dos veículos. Depois da aprovação da regulamentação pelos vereadores, será a vez da edição do decreto de cobrança de taxas.

Uber consegue liminar favorável para todos os motoristas do aplicativo em Joinville

Continua depois da publicidade

Chance de desconto

Se uma operadora rodar até 90 km em um hora, tanto faz o número de veículos utilizados, paga 15 centavos por quilômetro percorrido. Existe uma tabela com escala gradual de valores conforme a quilometragem, com até 446 kms em uma hora pagando 29 centavos por quilômetro. Se passar disso, sobe para R$ 0,42/km. Estão previstos descontos na taxa em caso de mulheres condutoras, carros acessíveis, trajeto fora do perímetro urbano, mais usuários no veículo etc.

Leia também

Motoristas de Uber realizam protesto no aeroporto de Joinville

65 motoristas de Uber conseguiram liminar para não serem multados em Joinville