A Delegacia de Acidentes de Trânsito será retomada em Joinville. Ainda não há prazo, nem local definidos para a volta da unidade especializada, mas há garantia de abertura nos próximos meses. Ainda hoje será visitado prédio do antigo Centro de Educação Infantil Padre Carlos, desativado há quase dez anos e com demanda de R$ 1,5 milhão para reformas.
Continua depois da publicidade
Na nova sede, ainda a ser escolhida, também funcionará a central de boletins de ocorrência, hoje abrigada na Delegacia de Proteção à Mulher, à Criança e ao Adolescente. A volta da DP do trânsito foi comunicada ontem pela delegada Tânia Harada ao juiz Décio Menna Barreto Filho e à secretária Simone Schramm, em reunião na ADR.
A estrutura foi fechada no início do ano passado devido à criação da Delegacia de Homicídios. A partir dali, o registro e a investigação no trânsito passaram a ser atribuição das delegacias das áreas onde ocorreram os acidentes.
Desde a mudança, o Juizado Especial Criminal e de Delitos de Trânsito, por meio do juiz Menna Barreto,fez pressão pela retomada da Delegacia de Trânsito, com apoio do Ministério Público. ¿O fechamento foi um erro crasso, uma lástima. A delegacia deveria ter sido ampliada e não extinta¿, lamenta o juiz. A principal queixa foi referente à maior demora no envio dos inquéritos para a Justiça.
A delegada Tânia acredita em melhores serviços com a volta da DP especializada porque não haverá ¿concorrência¿ com outras situações, como homicídios e assaltos.
Continua depois da publicidade