As especulações se confirmaram. Segundo uma fonte oficial em Santa Catarina, a Rússia iniciou nesta sexta-feira tratativas com a Fifa e o Comitê Organizador Local da Copa (COL) para encaminhar uma possível troca de Centro de Treinamento de Seleções (CTS) de Itu (SP) para Florianópolis.

Continua depois da publicidade

A comitiva russa, comandada pelo treinador italiano Fabio Capello, esteve no interior paulista na quinta e na sexta-feira e não ficou satisfeita com as condições apresentadas no CT de Itu. Os atrasos nas obras – apenas um dos dois campos programados já está em obra e o centro de fisioterapia sequer tem as fundações – motivaram a busca por uma nova sede junto à entidade máxima do futebol.

O resort Costão do Santinho, que nesta semana sediou o Congresso Técnico para a Copa e foi muito bem avaliado por Fabio Capello, foi indicado como alternativa. Como a negociação para a mudança de CTS é tratada diretamente com o COL, o Costão ainda não recebeu proposta oficial.

Em contato com a imprensa de Itu, o DC apurou que é consenso na região que a estrutura prometida aos russos não será entregue no prazo – a Rússia começa sua preparação no Brasil em 5 de junho. Neste sábado, o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, estará na cidade paulista para verificar a situação e ver se há solução para manter os russos na região.

Continua depois da publicidade

Outras três seleções, entre elas França (Ribeirão Preto) e Alemanha (Porto Seguro), também estariam com problemas com seus centros de treinamento, mas não há informações de que sondaram a Fifa para uma troca.