A comitiva da seleção da Rússia que viajou nesta quinta-feira (20) de Florianópolis para Itu (SP) tinha uma missão: conferir a situação das obras do centro de treinamento que pretende usar durante a participação na Copa. E viram pouca coisa que pudesse agradá-los – só um dos campos programados está em obra e o centro de fisioterapia sequer tem as fundações.
Continua depois da publicidade
A cidade paulista, famosa pelos objetos exageradamente grandes, pode perder a oportunidade de hospedar os russos. E o nome de Florianópolis ganha força depois do período em que a comitiva passou na cidade para o Congresso Técnico da Fifa.
As obras no CT oficial praticamente recém-começaram. O prédio de fisioterapia com banheiras de hidromassagem e piscina, entre outras instalações, ainda está só no papel. O estádio está sem a grama definitiva e o campo para treinamentos exigido pela Rússia também é apenas um amontoado de terra.
O técnico Fabio Capello deixou Florianópolis às 11h e chegou à tarde em Itu. Visitou o hotel oficial da seleção, o San Raphael, e às 18h em ponto chegou no Novelli Júnior com o filho, sete integrantes da delegação russa, um da Fifa, e um do Comitê Paulista da Copa.
Continua depois da publicidade
A imprensa foi proíbida de entrar. Os jornalistas que chegaram antes foram expulsos pela Guarda Municipal. Capello ficou 40 minutos no estádio e não deu entrevistas. Na saída, acenou para os jornalistas.
O técnico da Rússia volta a Itu em março, quando deve confirmar a cidade ou apontar outro destino para a seleção. A cidade está confirmada para ser o CT da seleção do Japão.
O secretário de Esporte de Itu, Antônio Bertagnolli Junior garantiu, em coletiva à imprensa, que o novo campo fica pronto em 15 de março, o prédio em 18 de maio e o gramado novo do Novelli assim que terminar o Campeonato Paulista.
Continua depois da publicidade
– Não há outra possibilidade para o CT da Rússia que não seja Itu – afirmou o secretário.
Os catarinenses não estão certos disso. Florianópolis oferece um CT com um atrativo importante: o campo de treinamento – novo e pronto – fica dentro do hotel, o Resort Costão do Santinho, que conta também com toda infra-estrutura de fisioterapia. Os russos chegam ao Brasil em 5 de junho.
Três problemas em Itu
– gramado do Estádio Novelli Júnior terá que ser revitalizado, mas somente após o fim do Campeonato Paulista que é em abril. Dois meses não é suficiente para a grama nova ficar boa;
Continua depois da publicidade
– prédio de fisioterapia nem sequer começou a ser erguido. nem os alicerces foram fixados. o terreno é puro barro;
– o segundo campo que é uma exigência da comissão russa também é só terra.
CT do Japão em Itu
O CT do Japão está confirmado em Itu. Os japoneses chegam dia 6 de junho e ficam hospedados no Spa Sport Resort. O lugar reúne hotel e estrutura para treinamentos. Clubes grandes do país fazem pré-temporada no local, afastado da cidade e cerca de 10 quilômetros de distância do Estádio Novelli Júnior.
* Colaboraram a repórter Rafaela Gonçalves e a Editoria de Esportes do jornal Cruzeiro do Sul