Quem sai do Terminal de Integração de Santo Antônio de Lisboa (Tisan) e pega a Rua Padre Rohr para ir até o bairro Sambaqui, em Florianópolis, encontra uma via com asfalto novo, calçada preservada, ciclovia e sinalização. Um quilômetro depois, o cenário muda totalmente: a pavimentação dá lugar ao chão batido cheio de buracos, pedras e ladeiras. Um verdadeiro circuito de rali.
Continua depois da publicidade
A promessa da prefeitura era ter acabado as obras em janeiro do ano passado. A conclusão foi adiada duas vezes, e um ano e sete meses depois, não há um novo prazo. A via de 2,3 quilômetros cercada de propriedades rurais é uma ligação centenária entre os bairros Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa. Devido às péssimas condições, caiu em desuso. Em janeiro de 2015, após reivindicação dos moradores, começou a revitalização.
O funcionário de serviços gerais Francisco Xavier, 62 anos, é morador da Barra do Sambaqui e trabalha em Santo Antônio de Lisboa. Utiliza a via diariamente, só que faz o percurso de bicicleta, o que dá em torno de meia hora. Ele conta que já viu diversos acidentes no local, inclusive o enteado dele quebrou a roda do carro em um capotamento.
— Há quase um ano está tudo parado aqui. E faltando poucos metros para terminar. Inclusive a placa da obra foi retirada daqui, dando a impressão que o serviço acabou. Mas não acabou.
Continua depois da publicidade
Desapropriações
A prefeitura investiu cerca de R$ 5 milhões na obra através de recursos do Ministério das Cidades acompanhados pela Caixa Econômica Federal. O problema que emperra a continuidade são as desapropriações, 40 ao todo.
Conforme a Secretaria de Infraestrutura de Florianópolis, as obras estão em ritmo lento, mas não paradas. A partir da semana que vem, haverá uma nova frente de trabalho que irá pavimentar mais 400 metros. A obra enfim vai continuar, pois a prefeitura conseguiu desapropriar um imóvel de forma amigável. No entanto, após a conclusão desta etapa, ainda ficarão faltando mais 300 metros, e para a pavimentação deste trecho, são necessárias três desapropriações.
Saiba mais:
Moradores se dividem quanto à obra na rua Padre Rohr, no Norte da Ilha

A Britagem Vogelsanger publicou um vídeo com o trecho asfaltado da rua Padre Rorh
Continua depois da publicidade