A compra de um apartamento pode vir a reboque de uma série de decisões que afetarão a rotina familiar. É o caso do casal Greice Ane de Azevedo, de 27 anos, e Alan Geovane de Azevedo, 30.

Continua depois da publicidade

Eles planejam ter um filho dentro de dois anos. Por isso, quando começaram a procurar um apartamento, em sua lista de necessidades estavam uma boa área comum com piscina e academia e três quartos – um para o esperado novo membro da família, outro para funcionar como escritório e o terceiro, o do casal.

– É claro que a praticidade do apartamento e a localização também foram fundamentais para nossa decisão – conta Greice, que é consultora comercial em uma empresa no Centro de Joinville.

Eles se apaixonaram, literalmente, por um apartamento de três quartos no bairro Floresta. Ainda não estão com as chaves do imóvel, mas já contam os dias até a entrega da obra, em 30 de junho do ano que vem.

Continua depois da publicidade

:: Confira o que não pode faltar no apartamento dos sonhos dos joinvilenses

:: Conheça o perfil de quem compra imóveis em Joinville

A opção escolhida foi a de um prédio no estilo de home clube. É um conceito que ganhou vigor em Joinville nos últimos cinco anos e que oferece um leque de serviços para o morador aproveitar a vida em condomínio.

Deslocamentos

No caso do prédio de Greice e Alan, existe brinquedoteca, sauna, piscina e academia, por exemplo.

– Achamos que um home clube é uma boa opção para evitarmos as perdas de tempo no trânsito, que ocorreriam se, por exemplo, não tivéssemos academia no prédio, por exemplo – cita Greice.

O Floresta, um dos bairros mais desejados pelos joinvilenses de classe média, também foi escolhido a dedo. Fica quase a meia distância do trabalho de Greice e de Alan, que tem uma empresa no Itinga.

Continua depois da publicidade

– Alan fica fora todo o dia e eu também viajo a trabalho, por isso, entendemos que um apartamento oferecerá mais segurança para nossa família – explica.

E entre as suas famílias, os dois são os pioneiros em optar por um apartamento. Todos sempre moraram em casa.

– Ficamos muito tempo em dúvida se conseguiríamos morar em um apartamento, mas conhecemos o projeto, conversamos com amigos e inclusive nos mudamos para o bairro para irmos nos aclimatando à região – explica ela.

Continua depois da publicidade

Além dos itens de home clube, a churrasqueira na sacada não poderia faltar no projeto. É uma das características dos joinvilenses: os compradores quase sempre torcem o nariz para apartamentos sem esse item.

– Gostamos de receber nossos amigos, pois é algo mais íntimo, mais pessoal. Para nós, a churrasqueira na sacada e a piscina do home clube são itens que usaremos bastante – acredita Alan.

Sala, sacada e cozinha integrada: as preferências

O exemplo de Greice e Alan é bastante comum no mercado joinvilense. A classe média está migrando em massa para apartamentos. As razões são diversas, mas fatores como maior sensação de segurança, praticidade e disparada nos preços dos terrenos e das casas fizeram com que morar em apartamento seja a primeira opção da maioria.

Continua depois da publicidade

– Na maior parte dos casos, comprar o primeiro apartamento é muito similar ao primeiro carro. Depois que você tem, consegue ir melhorando, trocando por um maior, mais bem localizado – exemplifica Fábio Araújo, diretor da Brain, empresa que realizou a pesquisa de análise do mercado imobiliário de Joinville.

Essa é uma das razões dos bairros nas regiões centrais de Joinville serem tão disputados.

– É onde está a maior oferta de imóveis e também onde está a maior demanda. Todos querem morar nessa região – avalia.

Em geral, a preferência deste público formado por novos compradores é para salas amplas, preferencialmente integradas com a cozinha e a sacada. E isto também é um sinal dos tempos.

Continua depois da publicidade

– Com o aumento dos custos de serviços, sair para jantar fora com os amigos pode tornar-se muito, muito caro. Por isso existe uma tendência para recebê-los em casa, realizar pequenos grupos, espaços gourmets – ensina Cleópatra Silva, especializada em decoração de interiores.

Outra vantagem deste espaço integrado é a sensação de ambientes maiores. A metragem média de um apartamento em Joinville é de 87 metros quadrados, mas existem imóveis bem menores do que isso, alguns com 50 ou 60 metros quadrados. E a integração de sala, cozinha e sacada, explica Cleópatra, proporciona esta sensação de espaço maior.