Se existe uma coisa que não pode faltar no apartamento dos sonhos de um joinvilense é a churrasqueira. Corretores de imóveis, arquitetos e donos de construtora já sabem da exigência. Nos novos prédios, ela é onipresente nas sacadas.
Continua depois da publicidade
A exigência tem mais a ver com a tendência de receber os amigos do que, de fato, apreciar um churrasco.
_ Sem dúvida, a churrasqueira na sacada é peça essencial na lista de desejos. Mas, depois da mudança para o novo apartamento, ela nem sempre é usada. O que realmente importa é ter esse espaço gourmet para receber os amigos e praticar novas receitas, que para muitos joinvilenses já é um novo hobby _ explica Cleópatra Silva, especialista em decoração de interiores.
:: Confira o preço médio dos apartamentos em Joinville. Valor deste tipo de imóvel subiu 5% em 2014
Continua depois da publicidade
Ela sugere que os novos moradores pensem no que consideram importante, necessário e realmente essencial no apartamento. Outra dica é esperar.
_ Sinta o apartamento, conheça o ambiente. Na prática, você vai vendo no dia a dia do que realmente precisa, do que gosta e como fará a decoração do ambiente, com toda a calma possível _ ensina.
Com anos de experiência no mercado de decoração para classe média e alta em Joinville, Cleópatra cita como itens mais pedidos a cozinha integrada com a sala e a sacada, uma suíte e mais um quarto. Além, é claro, da churrasqueira.
Continua depois da publicidade
_ Todos querem mais um quarto no apartamento, até os solteiros. O quarto extra será usado como escritório, como quarto para hóspedes ou simplesmente aquele quarto de bagunça _ conta a decoradora.
A arquiteta Alana Scheller lembra ainda que a garagem para dois carros tornou-se essencial para os casais.
_ Em geral, as mulheres também consideram importante o closet com uma penteadeira _ continua.
Na lista do que poderia ter, mas dá para morar sem, estão itens como piscina, academia e salão de festas. São características que variam de acordo com o público.
Continua depois da publicidade
_ Existe um perfil bem variado no mercado. Há muitas pessoas solteiras que saíram da casa dos pais, vêm a Joinville a trabalho ou também que saíram de uma relação e buscam geralmente um apartamento com três cômodos: suíte, escritório e quarto de visitas ou closet _ explica.
Casais jovens e de idosos: outro perfil
Outro público são os casais jovens que já estão planejando a chegada do primeiro filho.
_ Eles compram pensando que um dos ambientes poderá virar o quarto do bebê. Já os casais com filhos buscam residências, de preferência em condomínios ou apartamentos que ofereçam home club para o entretenimento dos filhos _ comenta a arquiteta Alana Scheller.
E existe um terceiro perfil, que também é bem comum. São os casais com mais de 60 anos, que até então moravam em grandes casas cheias de filhos. Com eles já crescidos e saindo de casa, fica aquela imensidão de espaços vazios.
Continua depois da publicidade
_ Este casal que fica na casa se sente sozinho em um espaço tão grande e acaba se mudando para um apartamento _ indica Alana.
Na construtora Correia, por exemplo, cerca de 30% das vendas são para famílias que estão saindo de casa para apartamento.
_ Elas optam por uma questão de segurança, praticidade e porque os filhos já saíram de casa. Querem uma opção de vida mais tranquila e perto das comodidades da região central de Joinville _ avalia Nivan Correia, diretor da empresa.
Continua depois da publicidade
Neste caso, muitos deles querem morar em apartamento, mas com as comodidades de uma casa. Por isso, a aposta em grandes áreas de lazer, espaços mais amplos, vários cômodos, sacadas integradas e até, nos prédios de alto luxo, quarto para empregada doméstica.
O apartamento dos sonhos
O que não pode faltar
– Churrasqueira na sacada
– Espaço gourmet com sala, cozinha e sacada integradas
– Vaga extra de garagem
– Suíte para o casal
O que seria bom ter, mas posso viver sem
– Quarto extra
– Piscina
– Academia
– Salão de festas
– Sala de estar grande para receber os amigos
Fonte: Consultores imobiliários