Uma outra pesquisa, feita pelo Núcleo de Imobiliárias da Associação Empresarial de Joinville (Acij) e divulgada neste mês, mostra o perfil dos compradores de imóveis na cidade. A maior parte – 82% – tem entre 18 e 35 anos. E deste total, 68% ainda estão procurando seu primeiro imóvel.
Continua depois da publicidade
O desejo de comprar o primeiro imóvel é maior entre os mais jovens, entre 18 e 25 anos. Nessa faixa, 74% querem comprar. Já entre a população de 26 a 36 anos, este índice cai para 63%.
– A pesquisa também mostra que, em média, um bom preço para o condomínio fica próximo aos R$ 350 – comenta Germano Buch, presidente do Núcleo de Imobiliárias.
Acima desse valor, o consumidor aceita pagar apenas se o condomínio oferecer diversos serviços, como academia, brinquedoteca e espaço gourmet, entre outras opções.
Continua depois da publicidade
:: Confira o preço médio dos apartamentos em Joinville. Valor deste tipo de imóvel subiu 5% em 2014
– Isso levando-se em conta que estes serviços estejam alinhados com as necessidades do morador. Um casal com filhos pode preferir pagar um valor maior de condomínio para ter brinquedoteca ou áreas de lazer maiores para as crianças, algo que um comprador solteiro não aceitará – explica.
A pesquisa realizada pela entidade empresarial revela ainda que a maior demanda dos consumidores (44%) é para os apartamentos de até 80 metros quadrados. Outros 34% querem apartamentos entre 81 e 120 metros quadrados. E 92% do total preferem apartamentos com dois ou três dormitórios.
Esta também é a percepção de Rodrigo Manteuffel Alves da Silva, da Anagê Imóveis. Hoje, jovens casais com ou sem filhos e mesmo solteiros procuram por apartamentos de dois dormitórios, constata o empresário.
Continua depois da publicidade
Buch também lembra que são comuns os casos de profissionais recém-chegados a Joinville que alugam e depois querem se estabelecer definitivamente na cidade, buscando opções para compras.
– Nosso mercado para locação está bem aquecido em virtude da chegada de novos moradores para trabalhar na cidade. Eles procuram por apartamentos para alugar e depois que estiverem seguros que continuarão por aqui, partem para a compra – explica.
A pesquisa do Núcleo indica que a maior parte da oferta (82%) e da demanda (72%) para locação é para a faixa de aluguéis de até R$ 1,2 mil mensais.
Continua depois da publicidade
Chegada é tardia
Este comprador iniciante está chegando cada vez mais tarde no mercado. É o que tem percebido Amandus Zibell Júnior, diretor da Koncreta Imobiliária, empresa com 35 anos de atividades em Joinville.
– São pessoas com 25 anos, que estão recém saindo da casa dos pais e que buscam seu espaço, seu primeiro imóvel, por isso a procura por três dormitórios, pois pensam em um quarto para o futuro filho e outro para receber as visitas – indica.