As chuvas incessantes dos últimos dias fizeram o Rio do Peixe atingir a maior marca desde 1983, quando foi registrada uma enchente histórica no Estado. Por volta das 23h desta sexta-feira, as águas estavam 10,35 metros acima do nível considerado normal em Joaçaba, no Meio-Oeste catarinense.

Continua depois da publicidade

Enchente em Joaçaba no ano de 1983

Foto: Terezinha Chilemi / Facebook / Reprodução

A situação continua preocupante, mas com chuvas mais fracas o rio está baixando. O nível por volta das 8h45min estava em 8,85 metros acima do convencional. Dezenas de famílias estão fora de casa, por medida de precaução. Duas estão em um abrigo da prefeitura, mas a maioria contou com ajuda de parentes.

Continua depois da publicidade

::: Fim de semana tem previsão de chuva e alerta para navegação em SC

::: Rio do Peixe começa a baixar, mas ainda há risco no Meio-oeste

::: Entenda como se forma a enchente que atinge SC e RS

A ponte Jorge Lacerda, que liga Joaçaba a Herval d?Oeste, ficou interditada para o tráfego de veículos, mas foi liberada por volta das 8h30min. A passarela Atilio Pagnoncelli, utilizada por pedestres para travessia do Rio do Peixe, permanece fechada.

Na região, pelo menos 250 famílias foram atingidas pelas chuvas. Um dos cenários mais preocupantes é na cidade de Videira, onde está a maioria das casas inundadas. Embora o nível do rio também esteja baixando no município, centenas de pessoas permanecem na casa de parentes e amigos.

::: Dez municípios estão em situação de emergência no Meio-Oeste

Ao todo, 12 municípios do Meio-Oeste catarinense decretaram situação de emergência, até a manhã deste sábado, por conta das chuvas e alagamentos dos últimos dias.

Continua depois da publicidade

::: Vídeo: drone sobrevoa Rio do Peixe em Joaçaba

Drone sobrevoa Rio do Peixe, em Joaçaba, Meio-Oeste de SC