Vendedores ambulantes e o prefeito Napoleão Bernardes reuniram-se a portas fechadas na tarde desta segunda-feira em Blumenau. A categoria solicitou ao prefeito apoio à causa e agilidade na construção do texto que regulamenta a profissão na cidade. De acordo com o presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes de Blumenau (AVAAB), Marcos José Amorim, o chefe do Executivo municipal deve manifestar-se oficialmente sobre o assunto até a próxima sexta-feira. Em contrapartida, os profissionais poderão exercer suas atividades habituais até o fim da semana.
Continua depois da publicidade
Entenda o caso
::: Ambulantes protestam contra apreensão em Blumenau
::: Regaulamentação é a alternativa para que vendedores ambulantes trabalhem em Blumenau
Cerca de 100 profissionais reuniram-se na Praça da Figueira no início da tarde e sete representantes da categoria participaram do encontro com Napoleão. Durante a reunião ficou estabelecido que os representantes da categoria terão um encontro às 8h de terça-feira com técnicos da Secretaria de Desenvolvimento (Sedec) para iniciarem os debates sobre a regularização da lei. O presidente da AVAAB não descartou a possibilidade da categoria ir até à Câmara de Vereadores durante esta semana solicitar apoio dos parlamentares.
Continua depois da publicidade
– Nosso maior objetivo é poder trabalhar regulamentado. O prefeito mostrou-se solidário e disse que apoia nosso sistema de trabalho. A culpa não é do vendedor. É do Executivo e Legislativo que até agora não regulamentaram a profissão – disse.
A assessoria de comunicação informou que uma reunião entre Sedec e o prefeito já estava agendada para esta tarde e iniciou logo após o término do encontro com os vendedores ambulantes. Até o fim da tarde o Executivo deverá se manifestar sobre o assunto. De acordo com a AVAAB, o prefeito solicitou que a categoria não trabalhasse nas proximidades da Vila Germânica e do Parque Ramiro Ruediger.
Prefeitura apreendeu equipamentos dos ambulantes
Na semana passada uma equipe da prefeitura de Blumenau apreendeu equipamentos de trabalho de ambulantes que atuavam em frente ao Parque Ramiro Ruediger. A ação foi focada em vendedores que comercializam lanches, salgados e bebidas em frente ao parque. A operação resultou no fechamento de quatro pontos de vendas de ambulantes e na apreensão de um trailer.
Apesar de Blumenau ter uma lei que autorize o comércio ambulante em locais públicos, ainda não há regulamentação do texto. Ou seja, a atividade na cidade é irregular. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico garantiu que já trabalha no desenvolvimento do texto e até o final do próximo ano pretende tê-lo aprovado e colocado em prática.
Continua depois da publicidade