Vendedores ambulantes protestam contra a apreensão de mercadorias e objetos de trabalho durante fiscalização da prefeitura com o apoio de policiais militares na tarde de quinta-feira. Eles trabalhavam em frente ao Parque Ramiro Ruediger, em Blumenau, quando foram surpreendidos pela chegada da equipe. A ação foi focada em vendedores ambulantes que comercializam lanches, salgados e bebidas em frente ao parque.
Continua depois da publicidade
O presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes de Blumenau (AVAAB) e vendedor ambulante, Marcos José Amorim, está na prefeitura com outros 15 ambulantes em busca de respostas. Ele conta que a ação dos fiscais com o apoio da PM teria sido agressiva com os vendedores que estavam no local no momento da ação.
Veja também
::: Regulamentação é a alternativa para que vendedores ambulantes trabalhem em Blumenau
Continua depois da publicidade
– Eles chegaram por volta das 18h – 18h30min, foram agressivos e quebraram os nossos objetos de trabalho. Nunca fomos tratados desta forma, eles não nos pediram para apresentar documentos e disseram que tínhamos que ir até a prefeitura. Nesta sexta-feira vamos ficar aqui até o (prefeito) Napoleão nos atender – protesta.
De acordo com a diretora de Fiscalização de Obras e Posturas da Secretaria de Planejamento, Maria Cristina Silva Figueiredo, a solicitação foi feita pela Vila Germânica já que nesta época do ano há intensa movimentação de pessoas no entorno do parque por conta dos eventos de Natal. A operação resultou no fechamento de quatro pontos de vendas de ambulantes e na apreensão de um trailer.
– A gente trabalha no sentido de regulamentar a atividade porque existe a legislação municipal mas não a regulamentação da prática. Temos base legal para pedir que eles se retirem.
Continua depois da publicidade
(Equipamentos dos vendedores ambulantes foram danificados durante a apreensão)
O secretário de Turismo e presidente da Vila Germânica, Ricardo Stodieck, explica que a solicitação foi feita para fiscalizar a documentação dos ambulantes no entorno do parque:
– A mesma fiscalização que temos aqui dentro da Vila vamos ter que aplicar do lado de fora. Os ambulantes são todos bem-vindos. Mas pedimos para a Secretaria de Planejamento que a fiscalização fosse feita para ver se eles têm alvará para trabalhar.
Segundo o secretário, não houve truculência por parte da prefeitura na abordagem dos ambulantes. Ele afirma ainda que essa medida ocorrerá o ano inteiro, sempre que houver algum vendedor sem a documentação necessária para trabalhar no local.
Continua depois da publicidade
Reunião define futuro dos ambulantes
Nesta sexta-feira, o presidente da CDL Blumenau, Paulo Cesar Lopes, intermediou uma reunião entre a Polícia Militar, a Diretoria de Fiscalização de Obras e Posturas da Prefeitura e a Vigilância Sanitária.
Os lojistas têm como objetivo encontrar uma solução para o comércio ambulante que vem se espalhando por diversos pontos da cidade e oferecendo produtos dos mais variados tipos, sem qualquer tipo de licença. A ideia é elaborar uma ação conjunta para conter o número de vendedores ambulantes. O encontro ocorreu na Casa do Comércio, às 10h:
– Durante a reunião discutimos algumas estratégias para que ocorram operações com mais frequência para que possamos coibir a prática até que seja regulamentado – diz Maria Cristina.
Continua depois da publicidade