Na próxima segunda-feira o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Blumenau (Cerest) planeja começar a apurar as causas do acidente que deixou dois operários feridos em uma construção na Rua General Osório, no bairro da Velha, na última quinta-feira. Caio César Gonçalves, 24 anos, e Eliandro Seberino Batista, 32, estavam em um elevador de carga quando o equipamento despencou do 10º andar.
Continua depois da publicidade
Segundo o coordenador do Cerest em Blumenau, Francisco Giuberto de Brito, fiscais do centro e do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Blumenau (Sinduscon) vão averiguar se o elevador atende as normas de segurança previstas em lei:
– Temos que checar se os cabos e a estrutura estão alinhadas com as premissas legais.
Entenda o caso
>>> Elevador cai do 10º andar e deixa duas pessoas feridas em Blumenau
Continua depois da publicidade
Brito destaca que o acidente é considerado grave e que as investigações ocorrem em caráter de urgência. Caso o equipamento esteja irregular, o coordenador do Cerest não descarta o embargo da estrutura.
– Além do elevador, vamos fiscalizar se a obra apresenta outros riscos à saúde dos trabalhadores. A princípio, só o equipamento corre o risco de embargo. Ainda não cogitamos paralisar a obra toda.
Após a coleta das informações, o centro finaliza um relatório que será encaminhado ao Sinduscon e ao Ministério Público do Trabalho (MPT). Nesse processo, um inquérito civil pode ser aberto.
O proprietário da OMA Construtora e Incorporadora, empresa responsável pelos trabalhos no edifício, Osni Cipriani, confirmou que o elevador era destinado para carga e não para transporte de funcionários.
Continua depois da publicidade
– Não é comum, nem é permitido que os operários usem o elevador de serviço, mas a gente não está na obra todo dia pra fiscalizar – afirmou.
Cipriani revela que desde o acidente os trabalhos no canteiro de obras seguiram na parte térrea da construção. O coordenador do Cerest explica que como o elevador não está sendo usado, a continuidade dos serviços não é ilegal.
Dois homens permanecem internados
As duas vítimas do acidente permanecem internadas no Hospital Santa Isabel em Blumenau. Caio e Eliandro estão em quartos, conscientes, lúcidos e respirando sem a ajuda de aparelhos. Os dois ainda precisam fazer repouso e não há previsão de alta.
Segundo caso em uma semana
Este foi o segundo caso de acidente de trabalho registrado em menos de uma semana em Blumenau. Na última sexta-feira, dia 19, um jovem de 25 anos também se acidentou enquanto trabalhava. Everton Veríssimo da Conceição caiu de uma altura de cinco metros e faleceu terça-feira, dia 23, depois de ficar cinco dias internado na na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Isabel, em Blumenau. Ele era funcionário da empresa P3 Soluções em Energia e trabalhava na Cia. Hering no momento do acidente.
Continua depois da publicidade