Crescer sem desvirtuar. Esse é o lema que norteia a organização do Psicodália, festival de cultura (e vida) alternativa que chegará à 18ª edição entre os dias 13 e 18 de fevereiro. A passos lentos e calculados, o evento – que desde 2010 ocorre em meio à exuberância natural da Fazenda Evaristo, em Rio Negrinho, no Norte catarinense – ostenta hoje uma grandiosidade que preserva o perfil, digamos, riponga e libertário o suficiente para agregar, ano a ano, atrações que despertem a curiosidade do público.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Confira as atrações imperdíveis do 18º Festival Psicodália

Psicodália: parque de diversões para hippies de todas as épocas

Continua depois da publicidade

Em 2015, as 6 mil pessoas esperadas encontrarão o cast mais estelar da história do Psicodália, além de um “engordamento” na programação fora dos palcos.

Os atrativos musicais continuam sendo o grande chamariz do festival. Desta vez, Ian Anderson, líder da lenda progressiva Jethro Tull, e o eterno mutante Arnaldo Baptista encabeçam o line-up.

Outras atrações de peso são a cantora Baby do Brasil, Jards Macalé, Próspero Abanese (ex-vocalista do Joelho de Porco), Júpiter Maçã e a cultuada banda pernambucana Ave Sangria.

Continua depois da publicidade

Como de hábito, o fino da psicodelia e do rock clássico brasileiros. Porém, uma olhada mais aprofundada na grade revela que jazz, soul, MPB e música regional avançaram sobre essa dominação.

.:Leia mais sobre música e cultura no blog Orelhada:.

Tal ecletismo insere-se no lema citado no começo deste texto. E vai além do espectro sonoro dos shows (cerca de 40), alimentando uma variada programação de filmes, peças de teatro, exposições e oficinas. Estas, por sinal, têm atraído cada vez mais gente à Fazenda Evaristo – tanto é que já chegam à casa das 50 opções, do macramê à produção de roteiros para curtas.

– Queremos que o público experimente novidades, tenha novas experiências, vivencie situações que normalmente não vivem no dia a dia – diz o coordenador de comunicação do festival, Djan di Luiz, frisando que existe a preocupação de oferecer oficinas que agreguem algo de prático aos participantes.

Continua depois da publicidade

De fato, o Psicodália é um festival independente que se banca com a venda de ingressos e o consumo de produtos, portanto vive do público e do que oferece a ele. Nesse aspecto, somente artistas de peso não garantem uma passagem marcante pela Fazenda Evaristo. Daí a preocupação com a estrutura, a diversidade artística e a manutenção da aura comunitária/naturalista/cultural do evento.

– O maior atrativo do festival, até mais do que os shows, é a experiência de quem vai. Essa energia que a pessoa vive é que queremos preservar – defende Djan.

Agende-se

O quê: Festival Psicodália 2015

Quando: de 13 a 18 de fevereiro

Onde: Fazenda Evaristo (Rua Pedro Stoeberl, s/n, Rio dos Bugres, Rio Negrinho)

Quanto: passaportes a R$ 390 (3º lote), à venda no diskingressos.com.br e pelo (41) 3315 -0808.

Informações: psicodalia.mus.br