Enquanto a empresa Sulcatarinense aguarda a ordem de serviço para o início das obras do lote 2.1 da BR-280, de 14,1 km que ligam Guaramirim à BR-101, o lote 2.2, o segundo a ser licitado, recebe propostas na manhã desta terça-feira. O trecho vai de Guaramirim até Jaraguá do Sul e tem 23,9 km.
Continua depois da publicidade
O lote 1, considerado o mais complexo, aguarda um parecer da Fundação Nacional do Índio (Funai) por causa de uma aldeia indígena na proximidade do Morro da Palha, em São Francisco do Sul. São 36 km de distância da cidade até a BR-101.
A primeira previsão era de que este trecho da duplicação da rodovia, assim como os outros dois, seria licitado até dezembro de 2012. Mas o impasse em relação à aldeia indígena adiou a previsão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para fevereiro.
As obras estão orçadas em R$ 1,1 bilhão e serão feitas por meio do Regime Diferenciado de Contrato de Obras Públicas (RDC).
Continua depois da publicidade
O DNIT decidiu alterar o modo de contratação das empresas prestadoras de serviço para agilizar o processo de licitações, que se arrastava por anos, desde a promessa feita pela presidente Dilma Rousseff, em 2008, em visita a Santa Catarina, na época em que era ministra-chefe da Casa Civil.
Em setembro do ano passado, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, assegurou, em visita ao Estado, as obras pelo novo regime, e as licitações começaram a ser lançadas.
BR-470
A duplicação da BR-470, no Vale do Itajaí, também entrou no pacote de obras de infraestrutura em Santa Catarina. A abertura de propostas para segundo o trecho – que tem 15,4 km e liga Blumenau a Indaial – estava marcada para esta segunda-feira, mas nenhuma empresa demonstrou interesse. O prazo foi prorrogado para 19 de fevereiro.
Continua depois da publicidade