Uma das possibilidades de redução de resíduos sólidos proposta pelo Consórcio Intermunicipal do Vale do Itajaí (Cimvi) é a produção de energia e biogás. A proposta é inspirada em usinas da Alemanha e da Suécia e tem apoio dos dois países.

Continua depois da publicidade

> Consórcio tem recursos garantidos para elaborar plano de gestão de resíduos

O diretor-executivo do Cimvi, Valter Conrado de Araújo, revela que o projeto da planta de produção de biogás está pronto e foi financiado por um banco de fomento alemão. Trabalhadores receberam capacitação por equipes suecas, mas a implantação ainda está em análise:

– Pelos estudos que fizemos o melhor local é em Blumenau, maior geradora de resíduos, principalmente pelo alto custo do transporte. Mas ainda está tudo em análise.

Paulo Costa, secretário de Gestão Governamental de Blumenau, confirma o interesse do Cimvi na cidade, mas diz que a ideia é uma das possibilidades que são analisadas:

Continua depois da publicidade

– Não temos essa opinião formada ainda. Isso (a construção da usina) significa que Blumenau passaria a ser destino de todos os caminhões de resíduos da região – observa.

Segundo Costa, técnicos alemães especialistas na transformação do lixo vêm a Blumenau nas próximas semanas debater o processo.