Os deputados federais devem analisar nesta quinta-feira o projeto de lei que proíbe a comercialização e a reprodução de Pitbulls. O assunto está na Comissão de Constituição e Justiça. Caso seja aprovado, será remetido para a votação do plenário.
Continua depois da publicidade
Com apenas cinco artigos, a intenção do projeto seria disciplinar a circulação de animais da raça e proibir a proliferação de pitbulls. Além de pitbulls, o projeto inclui rotweillers.
Uma das definições do projeto é que todos os animais destas espécies sejam esterilizados em até 45 dias, além de exigir o uso da focinheira quando circularem pelas ruas.
Apresentado em 1999, circula pelos corredores do Congresso Nacional e chegou à CCJ em fevereiro deste ano. O relator do projeto é o deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), que deu parecer favorável.
Continua depois da publicidade
O projeto é semelhante ao catarinense, que existe desde 2007 e prevê multa de R$ 5 mil. Até então, no entanto, a aplicação da lei está reduzida. Segundo o entendimento dos técnicos do Centro de Zoonozes de Florianópolis, a fiscalização caberia aos órgãos de segurança pública – polícias civil e militar.
::: Clique aqui e leia a lei estadual 14.204/2007
No Estado, o caso mais recente de ataque de pitbulls foi na última quarta-feira em Itajaí. No mês de abril, a vítima foi um cachorro chow-chow, morto no Bairro Bom Abrigo, em Florianópolis.
Ainda em abril, três pessoas foram vítimas de ataques de pitbull na região. O caso aconteceu no Bairro Canasvieiras, no Norte da Ilha. Em fevereiro, outro pitbull atacou e matou dois cachorros na Praia Mole, no Leste da Ilha.
Continua depois da publicidade