Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Lab – laboratório de apoio a projetos de empreendedorismo social que usem tecnologia como ferramenta de ação. A iniciativa é do Social Good Brasil, programa que incentiva o uso de novas mídias e do pensamento inovador para contribuir com problemas sociais. Quem quiser participar deve produzir um vídeo explicando, entre outras perguntas, o problema social que pretende solucionar. O material deve ser enviado até o dia 25 de maio, por meio do site do projeto sgb.org.br/lab
Continua depois da publicidade
>> Leia também:
O legado do Social Good Brasil para SC
SC destaca-se em movimento social global
Continua depois da publicidade
Empreendedores sociais devem avaliar o impacto e o alcance das iniciativas
Neste ano, as inscrições estão abertas para pessoas de todo o Brasil. Haverá encontros presenciais em Florianópolis e em São Paulo e o participante pode escolher o local.
Os selecionados terão ajuda de mentores, especialistas e metodologias inovadoras para aprimorar o projeto, como o Design Thinking. Estarão presentes o consultor Reinhol Steinbeck, professor da Universidade de Stanford, Califórnia e a Startup Enxuta, cujo foco é reduzir o desperdício de investimentos.
Projetos de 2013
Alguns projetos que participaram do Lab em 2013 estão prestes a sair do papel. O Conexão Pais e Filhos, plataforma de educação que tem por objetivo usar a tecnologia para melhorar o relacionamento entre pais e filhos, vendeu 60 cursos logo na estreia.
Continua depois da publicidade
Também está em fase de testes o Mais Saúde, ferramenta que vai facilitar o contato entre nutricionistas e pacientes e tornar mais fácil e eficiente acompanhamento de dietas saudáveis, que foi selecionado para participar do Sinapse da Inovação, iniciativa do Sebrae com outras instituições.
Já o Fab Lab Floripa, pioneiro na cidade na oferta de máquinas de fabricação digital para produção de itens desenvolvidos por qualquer indivíduo, está em obras de implantação.