A primeira seletiva do Peneirinha Head and Shoulders, em Florianópolis, tem até candidatos internacionais. Entre as centenas de meninos que compareceram ao estádio da Ressacada na manhã deste sábado para realizar os testes estavam três italianos.
Continua depois da publicidade
Dois deles são irmãos gêmeos: Gabriel Colasante e Damião Colasante, de 12 anos. Os irmãos vieram de Roma para Florianópolis há três meses, mas a paixão pela redondinha vem desde antes.
O pai dos meninos, Alessandro Colasante, era jogador profissional em times da Série A do Campeonato Italiano – como o Torino e o Siena – e desde muito jovens eles já brincavam de jogar futebol. O sonho cresceu e agora é a profissão que querem seguir.
Sem saber falar português fluentemente, Gabriel e Damião acreditam que esse detalhe não irá atrapalhar a peneira. Afinal, eles vão mostrar serviço dentro de campo e isso não precisa de tradução.
Saber a língua não é o problema de Matheus Margotto. Também italiano, o meio-campista de 9 anos mora em Alegrete (RS) há vários anos e joga pela Associação AJS da cidade. O concorrente ao prêmio Peneirinha Head and Shoulders interrompeu seu veraneio em Florianópolis para fazer a Peneira na Ressacada.
Continua depois da publicidade
– Ouvimos ontem no rádio e demos uma passada aqui antes de voltar para casa. As malas estão no carro nos esperando já! – conta a mãe de Matheus.
Ainda há tempo de participar: as inscrições para o Peneirinha Head and Shoulders podem ser feitas no local do evento hoje até o meio-dia e das 14h às 17h e amanhã a partir das 8h. Para se inscrever o menino precisa levar identidade, comprovante de matrícula escolar e estar acompanhado de um responsável.
::: Ainda dá pra participar, corre lá!
::: Fila para o peneirinha começou cedo
Esta é a primeira seletiva de Santa Catarina, na próxima semana o evento será realizado em Blumenau, e nos dias 8 e 9 de março em Joinville. Quem não for aprovado nesta primeira peneira, pode tentar novamente nas outras regiões. A final reunirá 180 meninos.
O prêmio oferecido ao vencedor é R$ 10 mil ou este valor convertido no pagamento de todas as despesas necessárias para manutenção do menino durante um ano em uma escolinha de futebol de um clube da sua cidade. Além disso, um dos dois finalistas catarinenses, escolhido através de sorteio, irá entrar com a Seleção Brasileira de Futebol em um jogo amistoso até abril de 2015.
Continua depois da publicidade